Diagnóstico Organizacional
Trabalho Universitário: Diagnóstico Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaxxm • 28/10/2014 • 525 Palavras (3 Páginas) • 490 Visualizações
O Diagnóstico Organizacional é um processo cujo objetivo é conseguir através de uma consultoria, apontar os fatores que prejudicam a empresa, visando sempre técnicas que possam proporcionar a empresa as condições necessárias para que a mesma possa se desenvolver e aprimorar o seu desempenho e assim atingir níveis satisfatórios com total eficiência.
Sendo assim, pode-se afirmar que o Diagnóstico Organizacional é uma base teórica, que contém todas as informações sobre a empresa, e são estas informações que ajudarão o consultor no processo decisório.
Petrocchi (2009, pág. 118), afirma que: “O diagnóstico reúne informações básicas da análise de mercado, das oportunidades e ameaças, dos atrativos turísticos, e dos pontos fortes e fracos do destino.”
O diagnóstico organizacional tem como objetivo fazer uma espécie de radiografia da situação em que a empresa se encontra naquele determinado momento, e levantar informações sobre a gestão da empresa.
Para a realização de um Diagnóstico Organizacional é necessário que quatro passos sejam seguidos de forma metódica e rigorosa, para que assim este seja preciso e muito objetivo. São eles:
Formular a hipótese do problema: Nesta etapa, são identificados os possíveis problemas que estão prejudicando a empresa. Esses problemas poder ter causas desestabilizadoras internas ou externas. Esses problemas formulados são hipóteses, pois a real identificação ou não, se é de fato problema ou empecilho, deverá ser apontada no próprio diagnóstico.
Coletar informações sobre o possível problema: Essa fase depende muito da profundidade do diagnóstico e do grau do problema. Lembrando também que toda a informação tem custo, e este custo não deve ser desproporcional ao valor da informação e quanto ela revela a respeito do problema.
Analisar as informações: Essa parte vai depender da capacidade do consultor, já que aponta várias informações e diferentes formas para fazer uma identificação precisa e definir o problema. Depois de ter os dados em mãos é preciso confrontar as informações e conhecimentos tirados desse diagnóstico específico e assim comparar com outras experiências ou condições similares.
Fazer o Diagnóstico Organizacional significa que decisões precisam ser tomadas sobre os resultados que é obtido. Através do diagnóstico se pode confirmar a hipótese do problema, identificar que tipo de problema e grau de profundidade, ou áreas afetadas e uma maneira eficaz de tratar o problema. Lembrando também que quanto mais áreas são pesquisadas e submetidas ao diagnóstico, maior vai ser o número de informações e também maior as chances de se obter um resultado mais profundo e completo.
Segundo Rosa (2001, pág. 10), o diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos. Ainda de acordo com Rosa (pág. 05), “O administrador que analisar sistematicamente a força e a fraqueza de sua empresa e que procure antecipar os problemas futuros nas empresas sabe que necessita usar vários métodos de avaliação”.
Para Lima (2009, pág 65), “Diagnóstico organizacional é um conjunto de fatores esternos, organizacionais e individuais que precisam ser investigados para que se conheça a real situação
...