Diagnóstico Organizacional Organizações Contemporâneas
Por: Toni Marcel • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 166 Visualizações
Diagnóstico Oranizacional
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................06
2 DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL...................................................................07
3 PRODUÇÃO TEXTUAL.......................................................................................08
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................13
REFERENCIAS......................................................................................................14
INTRODUÇÃO
São muitos os desafios existentes nas Organizações Contemporâneas, com esse mundo altamente globalizado. Assim, as Organizações precisam ter uma Gestão de Pessoas que conheçam as Teorias Organizacionais porque elas explicam as relações entre vários acontecimentos existentes ao mesmo tempo, guiando na escolha das decisões das Organizações.
Nos dias atuais o gestor vem passando por grandes desafios, assim é fundamental habilidades para dominar qualquer situação na organização que contribui na comunicação entre os indivíduos, na influencia do ambiente, desde os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais.
A comunicação interna precisa de apoio contínuo da gestão organizacional, e não apenas um gestor falando da importância dos funcionários para a empresa, é necessário promover envolvimento dos funcionários com a estratégia corporativa de longo prazo.
Elaborar um trabalho acadêmico como este é excelente não só para questão profissional, mas também uma realização pessoal é tentar desenvolver estratégias com o intuito de adotar uma gestão ética, transparente e sustentável nas diversas áreas de atuação profissional.
A estrutura de uma organizacional pode ser definida como o resultado do processo, no qual a autoridade é distribuída, as atividades são especificadas e o sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem suas atividades.
2. DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
Nome da empresa: Prefeitura Municipal de Itagimirim Bahia
Endereço: Rua são domingos s/n
Telefone / Fax: (73)3289-2140
Website: www.itagimirim.ba.gov.br
Responsável: Atual Prefeito Municipal – Rielson dos Santos Lima
Ramo de atividade e área de atuação: Administração Pública em geral.
Números de empregados: 468 funcionários
Categorias dos profissionais que atuam na empresa: É constituído de acordo com suas secretarias.
Produtos e serviços desenvolvidos pela empresa: Administração Pública
Histórico da Empresa: Emancipada no dia 23 de abril de 1962 no Município de Itagimirim - Bahia, pelo deputado estadual Vespasiano Dias, onde no mesmo ano tiveram como o seu primeiro administrador público (Prefeito) o Exmo. Daniel Pereira Vargens.
Atualmente com 468 funcionários, tendo uma área de 586 m2.. Divididos em varias setores de trabalho, administrado pelo prefeito Rielson dos Santos Lima e o vice Alberto Conceição.
Organograma da empresa:
[pic]
3. PRODUÇÃO TEXTUAL
A estrutura de RH da empresa Prefeitura Municipal de Itagimirim Bahia, possui estrutura formal de Recursos Humanos, as atividades são executadas por profissionais que atuam em outras áreas, O departamento de RH (Recursos Humanos) da empresa é bem estruturado com profissionais qualificados para a área. Onde todo processo de atualização cadastrais dos servidores e outras atividades de total responsabilidade são exercidas freqüentemente mantendo uma organização estrutural da empresa.
A estrutura de uma organizacional pode ser definida como o resultado do processo, no qual a autoridade é distribuída, as atividades são especificadas e o sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem suas atividades (VASCONCELLOS; HEMSLEY,2003).Resumindo é a maneira como as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas (ROBBINS,2005).
A estrutura burocrática é caracterizada pela padronização das tarefas, ou seja, pela capacidade de realizá-las de maneira padronizada e que garanta a eficiência da organização. Além disso, é uma estrutura que exige especialização dos funcionários, possui regras e regulamentos altamente formalizados, a autoridade é centralizada e a amplitude de controle é baixa segundo ( ROBBINS, 2005)
Relatando como é o processo de comunicação na empresa e quais são os recursos que a empresa utiliza para o processo de comunicação interna da empresa.
Esse processo é feito via Ramal (telefone interno), distribuídas em cada setor dentro da empresa como, por exemplo, o setor de finanças, contábil, departamento interno, gabinete, recepção, RH e a recepção. São áreas internamente ligadas entre se para agilizar a comunicação, caso isso não ocorra essa comunicação é feita pessoalmente.
Conceitualmente, a comunicação é o processo pelo quais as informações são transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento. ( DAFT, 2005, P 425).
Por meio da comunicação interpessoal e da comunicação de grupo que os elementos da cultura e do clima organizacional são transmitidos nas organizações, o sucesso de uma organização depende em grande parte da qualidade do processo de comunicação dentro dela.
Verificando se a empresa utiliza ou aplica alguma ferramenta para medir o nível de satisfação dos funcionários, a área de recursos humanos da empresa servi como um catalisador de sugestões, quando for competente em ouvir os funcionários, apoiando e aceitando suas opiniões e sugestões.
Sabemos que o processo de comunicação é de suma importância para as pessoas, para as relações interpessoais e, portanto para as organizações. Sendo assim esse item se propõe a discutir elementos relacionais á comunicação organizacional, já que primeiro passo para ter-se uma empresa de sucesso é a comunicação adequada.
Relatando se a empresa desenvolve ações que contribuam para o bem estar e qualidade de vida no trabalho dos seus funcionários, o meio ambiente, desenvolvimento social, a educação com suas atividades de cultura e lazer, todos englobam em suas secretarias Educação e Desenvolvimentos Social.
È importantes tecermos comentários sobre a cultura de uma maneira geral, assim nos estamos inseridos em uma cultura nacional, que determina as características fundamentais que simbolizam o povo brasileiro, temos uma cultura regional que é representada pelas características da região em que vivemos no Brasil; e também que são as normas e os valores compartilhados pelos membros de um local de trabalho, toda organização possui a sua cultura com características próprias e únicas.
Entretanto um modo bem eficaz é trabalhar sobre a Gestão da Inovação, é preciso inovar a própria organização da empresa criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma criatividade para a inovação organizacional. Dentre as características da Inovação podem-se envolver os processos, os produtos, os mercados ou a própria organização da empresa.
A inovação nas organizações tem que desenvolver uma gestão com criatividade e inovação, com metodologias adequadas para gerar idéias e diminuir os riscos, fazendo crescer a qualidade e o sucesso da organização.
Verificando como se dá o relacionamento entre os colaboradores e destes com seus superiores, e se existem conflitos. As atitudes, as relações, os grupos, os processos que dizem respeito ao ser humano em todas as situações de sua vida porem cada área tem um objetivo especifico e utilizar recursos e procedimentos peculiares.
Sendo assim a psicologia do trabalho tem como objetivo estudar as relações de trabalho e o processo produtivo; os conhecimentos, as técnicas, os recursos utilizados estarão sempre em função da realidade e das exigências do contexto empresarial do ambiente e das condições de trabalho do crescimento e desenvolvimento humano, sendo a promoção da saúde do trabalhador, naquele espaço de trabalho, o objetivo maior dessa área da psicologia.
Analisando se a empresa possui estratégias de reconhecimento dos funcionários, essas estratégias podem ser através de remuneração ou outras formas de reconhecimento que não envolva diretamente remuneração, isso só pode acontecer após rescisão de contrato um processo que liga este processo, com base nisso essa resposta se baseia no clima organizacional.
Servindo para identificar onde se situam as grandes deficiências das organizações e mostrar em direção possíveis esforços devem ser enviado na busca de soluções que venham a favorecer uma melhor integração entre as metas individuais e institucionais o que em conseqüência se traduz num melhor desempenho, tanto do ponto de vista pessoal como organizacional.
Muitas organizações na prática não praticam a comunicação interna, nem trabalham em equipe ou o endomarketing como algumas gostam de chamar, deixam de aplicá-las como filosofia de gestão onde os funcionários são almejados como clientes e também responsáveis pelo crescimento da organização
De acordo com Chiavenato (2006), a área de recursos humanos tem um caráter contingencial ou situacional, pois é altamente flexível e adaptável, irá se adaptar as necessidades de cada organização e de acordo com sua estratégia, por essa razão também será flexível, pois a estratégia organizacional depende do contexto em que a empresa esta inserida em determinado momento.
Identificando se a empresa possui projetos existentes que sejam relacionados á responsabilidade social, ambiental e ações de cidadania. Sim, pois há secretarias diretamente responsáveis que cuidam desses processos que assim depois de repassadas pelo o prefeito são direcionados à câmara de Vereadores e depois de aprovados todas as Secretarias utiliza-os, ou seja, os valores são critérios segundo os quais valorizamos as coisas.
Os mesmos são as razoes que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras, podemos classificar os valores em varias linhas de pensamento, como éticos, estéticos, religiosos, políticos e vitais.
Pautando na psicologia do trabalho busca também com seu conhecimento, promover à saúde a partir da intervenção nas relações e formas do estresse, as consequências psíquicas do trabalho, as técnicas de seleção, avaliação de desempenho, treinamentos, planos de carreira e desenvolvimento nas organizações.
A organização pautada na gestão da responsabilidade social, necessita assumir determinados tipos de comportamentos, direcionados a garantir o bem-estar dos seus colaboradores ou dos grupos sociais impactados direta ou indiretamente com suas atividades.
Todavia as Organizações mencionadas contribuem bastante e apresentam muitas características essenciais para esse mercado tão tecnológico como nos tempos modernos. Através das Organizações Organizacionais melhoram as condições do trabalho do trabalhador, da divisão de tarefas, da especialização, das condições de salários e das realizações profissionais.
CONFORME Robbins (2003, p. 499), “seria surpreendente encontrar princípios que se aplicassem a todas as situações”. Assim, o Gestor tem que identificar qual a melhor técnica se utiliza em determinadas circunstâncias e se atinja os objetivos da administração em questão.
Por outro lado, a comunicação também se torna um fator indispensável e que gera grande influencia na organização, deve-se ter muita clareza nos assuntos e nas vivências entre os indivíduos, isto é, de forma clara e coesa. O gestor é quem exerce o papel de criar momentos e processo de comunicação, ele cria no ambiente organizacional indivíduo que com poucas palavras consigam traduzir as normas de uma dada empresa.
Nos dias atuais o gestor vem passando por grandes desafios, assim é fundamental habilidades para dominar qualquer situação na organização que contribui na comunicação entre os indivíduos, na influencia do ambiente, desde os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais.
A comunicação interna precisa de apoio contínuo da gestão organizacional, e não apenas um gestor falando da importância dos funcionários para a empresa, é necessário promover envolvimento dos funcionários com a estratégia corporativa de longo prazo.
.
A comunicação é a troca de informações entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. (CHIAVENATO, 2003).
O gestor atual encara o trabalho em equipe e as relações do indivíduo com o ambiente empresarial voltado para a gestão da comunicação, e a gestão das atitudes motivando sempre os funcionários.
Sabe-se que qualquer organização está vulnerável a crises e conflitos, é algo imprevisível onde se tem danos que afeta diretamente ou indiretamente o público estratégico, assim não se pode voltar o relacionamento interpessoal como mera ferramenta que vende o produto ou presta um determinado serviço, isso seria pensar errado no mundo dos negócios.
A organização precisa rever e planejar melhor a comunicação sobre um novo ponto de vista, isto é, voltado para o relacionamento, à organização precisa discutir a relação com seus públicos estratégicos. Por isso, o gestor tem que ser um multidisciplinar, dinâmico, com experiência na área, com visão de mercado e com estratégica ao lidar com o relacionamento interpessoal.
Estas flutuações ocorrem, porque é difícil saber o quanto a mudança são variáveis, tais como os gastos do governo quando se utiliza a política de estabilização e porque é difícil de usar a política de estabilização em tempo hábil.
E por fim, reduzir o desemprego estrutural incluem o fornecimento de programas de formação do governo para os desempregados estruturalmente, dando subsídios para as empresas que oferecem treinamento para trabalhadores deslocados, ajudando os desempregados estruturalmente a se mudar para áreas onde existem empregos e induzindo os trabalhadores potenciais para continuar ou retomar a sua educação.
.
...