TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dialetica

Tese: Dialetica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Dialética texto 3

A Dialética é a arte de dialogar, Friedrich Hegel a dialética é formada pela tese, antítese e síntese que é a superação da contradição; três momentos formados por um constante devir, o “caminho entre as ideias”, surgiu na Grécia antiga, o Serviço Social passou a usar a dialética, para uma aproximação das mudanças sociais a partir dos anos 60. Ocorrendo um avanço Hegel explicou a história da humanidade, que os momentos posteriores só acontecem com a negação dos momentos anteriores, a dialética idealista aborda o movimento relacionado ao espírito, a dialética proposta por Hegel foi alvo de várias críticas. Karl Marx foi um pensador da corrente filosófica chamada esquerda hegeliana, na qual alguns aspectos da filosofia proposta por Hegel eram defendidos enquanto outros eram criticados. Se opondo a dialética idealista de Hegel, Marx coloca a dialética como materialista, rejeitando a ideia de uma sociedade dada a partir da mistificação, da religião ou apenas do pensamento, e passa a se fundar em bases materiais, pela forma de produção da vida material, que surge nos meios encontrados para se produzir. A dialética marxista compreende a história como algo que é transformado pela ação humana, e não como algo imóvel e decisivo, a história está em movimento e a realidade é contraditória.

Na prática teórica, o marxismo influencia o Serviço Social através dos estudos de Louis Althusser. O esquema das três generalidades foi usado por Althusser para a prática teórica, o processo consiste em: Generalidades I, a matéria-prima ideológica; Generalidades II, a teoria; Generalidades III, o conhecimento novo produzido. Para uma ideologia passar de uma relação imaginária e ser transformada em práticas, e logo estabelecer as relações de produção em vigência, foram colocadas quatro categorias por Althusser: a interpelação, o reconhecimento, a sujeição e os Aparelhos Ideológicos de Estado. Em seu discurso sobre ideologia, Althusser mostra certa preocupação em encontrar o lugar da submissão espontânea, o seu funcionamento e suas consequências para o movimento social; uma vez que o Estado é quem planeja, organiza e faz suas definições com rigidez, e a sociedade se vê sem alternativas a não ser sua completa sujeição à organização social do Estado. A prática teórica só seria aplicada no Serviço Social, segundo uma referência à prática ideológica proposta por Althusser; e o diagnóstico se construiria na dialética da teoria e da prática, na ação do profissional do Serviço Social em uma determinada totalidade social, para fins de transformação nas relações sociais.

A intenção de ruptura com as práticas tradicionais do Serviço Social, que estavam vinculadas aos interesses da classe dominante, foi baseada no marxismo durante a crise da Ditadura Militar no Brasil. O Serviço Social tem como objeto de trabalho as questões sociais que resultam dos conflitos entre capital e trabalho, tendo em vista que o profissional iria trabalhar em prol dos trabalhadores, sendo eles empregados ou desempregados, e as classes subalternas, partindo da teoria marxista. O materialismo dialético foi uma teoria desenvolvida por Marx e Engels com bases na filosofia hegeliana, e adota quatro leis: primeira lei – mudança dialética ou “tudo se transforma”; segunda lei – ação recíproca ou “tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com