Didatica Geral
Artigos Científicos: Didatica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fulambe • 27/10/2013 • 1.909 Palavras (8 Páginas) • 463 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA
Psicologia da Educação
Josiane Ap. de M. Moraes Ra: 7036506037
Silvia Ferreira Seabra de Almeida Ra: 7328555574
Jaine Rodrigues Ra: 7303549567
Eunice Laurindo Marchette Ra: 7308548382
Bruna Silveira Leite Idalgo Ra: 7145296609
Prof. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Prof.. presencial: Denilce Occhiena
Sorocaba 2013
SUMÁRIO
. Introdução......................................................................................................
1. Freud e a educação........................ ..............................................................
2. Jean Piaget ................................................. .................................................
3. Henry Wallon.......…....…………………………………….........………………
4. Lev Vigotsky..................................................................................................
5. Relatório final...............................................................................................
Introdução
Neste trabalho, falaremos sobre a psicologia em si, e seus famosos “pensadores”, que criaram teorias incríveis, que ajudaram e ainda ajudam muito na área pedagógica, tanto como professores, quanto pais e alunos. O objetivo deste trabalho é explicar e exemplificar algumas teorias na prática escolar e aplicar nos dias de hoje e seus aspectos de contribuição para que se possa melhorar o ensino, mostrar que quando se há interesse e proximidade do educar sua relação com o educando fica bem mais fácil.
1 – Freud e a educação
Nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg (hoje Pribor),pequena cidade da Morávia, que na época, pertencia à Áustria e hoje está anexada àTchecoslováquia. Foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana.
Era formado em Medicina, e especializado em tratamentos para doentes mentais. Tinha uma teoria: “ as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora.”
Freud, também escreveu um grande número de livros importantes como “Psicologia da vida cotidiana”.
A psicologia, ajuda muito também, a área pedagógica, pois lida com o emocional da criança. Assim, como as obras de Freud, também contribuíram muito nessa área, pois o fato de educar está intimamente relacionado com o desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico.
Através das reflexões e dos estudos de Freud, podemos entender melhor, como se processa o desenvolvimento mental e emocional .
Segundo Freud, os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a auxiliar o educador na difícil tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada plenamente, pois o ser humano vive numa constante luta entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos. O educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz.
A teoria de Freud destaca a importância da relação professor-aluno. É necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos, pois depende muito desse relacionamento, dessa empatia, estabelecer um clima favorável à aprendizagem.
As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação. Cada vez mais é preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental.
1.1 Aspectos relevantes da teoria de Freud para se pensar a aplicação da psicologia na educação
Freud largou a faculdade de direito, e foi cursar a medicina, pois nesta área mostrou interesse nas pesquisas sobre sistema nervoso, histórias, manifestações de desequilíbrio psicológico.
* Freud, através do convívio com seus pacientes, elaborou sua teoria de psicanálise, fato interessante e importante pois nos revela em que ambiente a psicanálise surgiu, e o destino original de suas formações: A cura de pessoas que sofrem alterações de distúrbios psíquicas. Sigmund Freud, se dedicou a analisar a escola e o trabalho do professor, embora tenha abordado questões educacionais em alguns de seus escritos.
* Em sua teoria sobre a estrutura da personalidade, Freud ajudou professores a conhecerem melhor seus alunos, com base na personalidade de cada criança.
* Com relação à psicanálise, mostra que os fenômenos da sala de aula são mais humanos do que técnicos. Mostra como o professor deve abriu um caminho diferente e frutífero com seus alunos, o caminho da vivência humanizadora, da compreensão do outro, da busca de boas relações do indivíduo consigo mesmo e com os que o cercam.
2- Jean Piaget
Nasceu em 1896, na Suíça. Se formou em ciências naturais e centrou seus estudos no pensamento lógico especializando-se nos estudos do conhecimento humano. Piaget faleceu em 1980, porém seu modelo “Piageteano” trouxe muitas contribuições para a educação.
Era psicólogo, especializado em compreender o desenvolvimento do ser humano. Se destaca dos outros, pelo seu caráter inovador.
Piaget trouxe muitos benefícios para a educação, com relação ao conhecimento humano, e seu modelo prima pelo rigor científico de sua produção ampla. Porém,
...