Diferenças Entre Motores De Otto E Diesel
Ensaios: Diferenças Entre Motores De Otto E Diesel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leobonde • 1/10/2014 • 910 Palavras (4 Páginas) • 1.913 Visualizações
Diferença entre o motor ciclo diesel e o ciclo Otto (gasolina)
Muitos me perguntam da diferença de um motor diesel para um motor a gasolina.
Pois bem, será explicado neste artigo passo a passo como que funciona os dois modelos de ciclos, através dos tempos motores.
O que é tempo motor?
Tempo Motor
Tempo motor, são os quatros ciclos exercidos para o funcionamento constante do motor. São eles:
Admissão
Compressão
Explosão
Escape.
Veja neste link outros temas sobre tempos motor: Motor a explosão de 4 tempos
Estes tempo sempre estarão gravados através de números, nos blocos ou cabeçotes dos respectivos motores. Também pode ser consultados em manuais do motor ou aplicação.
Observação: Estes quatro tempos ocorrem dentro de um único cilindro.
Na sequencia de um motor de quatro cilindros, as ordens seguem nos quatros cilindros, porém, funciona de maneiras sincronizadas. Exemplo: quando um cilindro está admitindo, o outro está comprimindo, o outro explodindo e o outro escapando, mas resumindo-se no ciclo completo, todos os cilindros passarão pelos quatros processos. Na relação da contagem de injeção 1-3-4-2.
É por isso que: Quando se rompe a correia dentada em motores seja diesel ou gasolina, as válvulas são atropeladas, entortando as mesmas ou até danificando os pistões.
Geralmente ha em dois motores maiores facilidades de memorizar a contagem dos ciclos. Que são: Nos motores de 4 e 6 cilindros.
Mas há motores com 8 e mais cilindros, diferenciando esta contagem.
Vamos citar aqui somente os dois tipos de motores mais usuais:
Sequencia da contagem em motores 4 cilindros: 1-3-4-2.
Sequencia de contagem em motores 6 cilindros: 1-5-3-6-2-4.
Observação: Existe uma diferença de contagem no motor Volkswagen a ar (Fusca) que é: 1-4-3-2
Veja neste link: Manual Técnico Da retifica da Carcaça do Fusca
Nos motores a gasolina estas ordens de contagem são feitas através dos cabos de velas, e nos motores a diesel, através dos canos injetores.
Primeiro tempo – Admissão
Admite ar puro através do coletor de admissão, passando pela válvula de admissão que está no cabeçote (diesel) ou ar/combustível (Otto).
Segundo tempo – Compressão
Comprime o ar puro ou ar/combustível na câmara de explosão. As válvulas de admissão e escape permanecem fechadas.
Terceiro tempo – Explosão
Após a compressão do ar puro dentro do cilindro diesel e aquecido é injetado sobre ele a uma pressão de 200bar, óleo diesel pulverizado, inflamando o mesmo, gerando uma explosão violenta jogando o pistão para baixo rodando com isto o eixo virabrequim.
No sistema Otto, o ar/combustível é comprimido na câmara de explosão da mesma maneira. Só que neste sistema é necessário uma frente de chama para inflamar o ar/combustível. Esta chama é executada pelas velas de ignição, gerando também uma explosão violenta jogando o pistão para baixo rodando com isto o eixo virabrequim. Em ambos, as válvulas de admissão e escape permanecem fechadas.
Quarto tempo – Escape
Neste ciclo o ultimo, todo o ar é expelido através da válvula de escape para fora do cilindro.
Taxa de compressão
No motor diesel alem de sua construção e o tipo de combustível e vários outros componentes, são diferentes de um motor do sistema Otto!
No motor diesel o ar puro é aspirado para dentro do cilindro, nos motores do sistema Otto é aspirado ar + combustível.
O
...