Dimensão Comercial Da Globalização
Pesquisas Acadêmicas: Dimensão Comercial Da Globalização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PatriciaIsabel • 21/11/2014 • 730 Palavras (3 Páginas) • 431 Visualizações
Dimensão Comercial da Globalização
Nos últimos vinte ou trinta anos houve importantes transformações em escala mundial.
Essas transformações globais têm abrangido as esferas econômicas, políticas, jurídicas, institucionais, sociais, culturais, ambientais, geográficas e geopolíticas.
No entanto, somente a partir do século XX é que a palavra globalização passou a ser usada para descrever essas transformações.
A globalização é um fenômeno que ocorre em escala global que consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
É conseqüência de evoluções ocorridas, principalmente nos meios de transportes e telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicações (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
Este processo estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
A globalização ao mesmo tempo em que abriu as janelas para o mundo, ampliou e tornou possível o acesso a certos produtos e serviços que elevam a qualidade de vida das pessoas, também gerou a exclusão e a impossibilidade de desenvolvimento e sobrevivência de uma parcela considerável da população mundial.
Isto acontece em todos os países do mundo, porém é muito mais evidente nos países periféricos, a transferência das riquezas construídas pelo todo da sociedade para as mãos de uma minoria de elite, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Os apelos promocionais veiculados nos meios de comunicação promovem uma idéia que busca abrir mais as economias nacionais; reduzir o poder dos governos democráticos, convencer as pessoas de que tudo que vem
...