Direito Administrativo
Ensaios: Direito Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: da1076 • 1/5/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
1º) Conceitue ato administrativo, mencionando seus 5 elementos, dando exemplo concreto de cada um deles, na estrutura concreta do ato administrativo.
Toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, que, agindo à luz das prerrogativas inerentes ao regime jurídico administrativo, tenha por fim mediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.
1. Competência:
A competência administrativa é o poder atribuído ao agente da administração para o desempenho específico de suas funções.
Ex: Agente de trânsito ao exercer suas funções
2. Forma:
A forma é o meio pelo qual se exterioriza a manifestação de vontade.
Ex: Auto de infração expedido pelo agente de trânsito
3. Finalidade:
É o resultado que se pretende alcançar com aquele ato.
Finalidade geral tem a ver com interesse público. Já Finalidade específica, tem previsão em lei, para aquele ato específico.
Ex: Preenchimento de vagas no poder público
4. Motivo:
É a razão que justifica a edição de Ato Administrativo.
Ex: Necessidade que a administração tem de preencher vagas.
5. Objeto:
É o efeito jurídico imediato pretendido pelo pelo Ato, é o Ato em si.
Ex: A demissão pura e simples
2º) Diferencie a análise de legalidade da análise de mérito no ato administrativo, ressaltando as suas consequências, dando exemplo de cada uma.
É que na análise da Legalidade. leva-se em consideração Atos vinculados, ou seja, aqueles em que, por existir prévia e objetiva tipificação legal do único possível comportamento da administração em face de situação igualmente prevista em termos de objetividade absoluta, a Administração, ao expedi-los, não interfere com apreciação subjetiva alguma. Já em relação ao Mérito do ato Administrativo, este está ligado a Atos "Discricionários", pelo contrário, seriam os que a Administração pratica com certa margem de liberdade de avaliação ou decisão segundo critérios de conveniência e oportunidade formulados por ela mesma, ainda que adstrita à lei reguladora da expedição deles.
Atos Vinculados:
Homologação; licença; admissão
Atos Discricionários:
permissão; homologação; autorização
...