Direito Administrativo
Monografias: Direito Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raiska • 8/5/2013 • 442 Palavras (2 Páginas) • 660 Visualizações
ATIVIDADES RELATIVAS AO ENADE
1. Leia atentamente ao preceito constitucional e assinale a alternativa correta:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
...
XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.
Segundo o preceito constitucional acima citado, conclui-se:
I. A contratação mediante licitação é regra decorrente da Constituição Federal;
II. o processo de licitação implica em uma série de atos que antecedem o contrato administrativo;
III. a isonomia na licitação se dá por meio de inserção no edital de cláusulas que favoreçam ou restrinjam a participação dos licitantes, para que a Administração possa realizar a melhor compra;
IV. o dever de licitar não se aplica à Adminstração Indireta;
a) I e II estão corretas;
b) I, II e III estão corretas;
c) I, II e IV estão corretas;
d) Todas estão erradas;
e) Todas estão corretas;
2. Leia atentamente a notícia e depois, cite e explique um dos princípios da licitação que foi ferido no caso em tela:
Ex-ministra teria direcionado licitação em favor de escritório de advocacia
Da Redação - Renê Dióz
O escritório da ex-ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, favoreceu a empresa da advogada Fabiana Curi numa licitação para a Empresa de Pesquisa e Energia (EPE) em 2008, apontou depoimento colhido pelo Ministério Público Federal (MPF) no inquérito que investiga a realização de certames de fachada para favorecer, além de Fabiana, o escritório do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Francisco Faiad, no escândalo de fraudes licitatórias da Fundação Uniselva, prestadora de serviços da Universidade Federal de Mato Grosso.
O favor prestado com ajuda da ex-ministra teria sido compensado pela advogada Fabiana Curi logo em seguida, ao incluir o escritório de Faiad numa das quatro concorrências públicas abertas pela Fundação Uniselva, todas vencidas pelo então presidente da OAB.
Conforme o depoimento obtido pelo Olhar Direto, o escritório de Fabiana Curi estaria marcado para vencer a licitação da EPE por influência de Erenice Guerra.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT),
...