Direito Administrativo
Pesquisas Acadêmicas: Direito Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pollyefaguinho • 2/6/2014 • 231 Palavras (1 Páginas) • 268 Visualizações
WEB AULA 8 (LICITAÇÃO – PARTE I)
CASO CONCRETO.
A Administração agiu corretamente sim, devendo pagar pelo o que a empresa executou até a anulação, bem como o dever de indenizar também outros eventuais prejuízos regularmente comprovados (art. 59, parágrafo único, da Lei 8.666/93). A questão envolve a aplicação do parágrafo único do artigo 59, da Lei 8666/93, pois inegável a boa-fé da empresa e ter a mesma prestado a sua obrigação. Não caberia a restituição dos valores pagos, que seriam integrados, como indenização, ao patrimônio da contratada, que, inclusive, poderia postular perdas e danos.
QUESTÃO OBJETIVA.
Letra C.
WEB AULA 9 (LICITAÇÃO – PARTE II)
CASO CONCRETO.
a) A inexigibilidade de licitação encontra-se fundamento na norma do artigo 25, inciso II, que prevê a inviabilidade de competição para a contratação de serviços técnicos enumerados no artigo 13, dentre os quais o patrocínio de causas judiciais (artigo 13, inciso V) da Lei n. 8.666./93. Entretanto, para configurar tal hipótese de inexigibilidade de licitação, exige-se a natureza singular dos serviços, o que não ocorre na situação proposta, em que se pretende a contratação direta de escritório de advocacia para o patrocínio de causas de massa (contencioso trabalhista de massa).
b) A responsabilidade solidária do agente público e do prestador do serviço nos casos de superfaturamento em contratos decorrentes de inexigibilidade ou dispensa de licitação encontra previsão expressa na norma do artigo 25, §2º, da Lei n. 8.666/93.
QUESTÃO OBJETIVA.
Letra A.
...