Direito Administrativo
Casos: Direito Administrativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: colourfulway2 • 17/9/2013 • 531 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
DIREITO ADMINISTRATIVO II
Aula 1
Caso Concreto
(XXXII Concurso para Ingresso Na Classe Inicial da Carreira do Ministério Público) - Iniciado processo de execução por quantia certa contra o Instituto de Proteção Social Estrela Solitária, autarquia federal, o exeqüente requer a citação da executada para efetuar o devido pagamento no prazo legal e a penhora de bens, no caso de não ser aquela providência adotada tempestivamente. O juiz defere a citação, mas indefere o pedido subseqüente de penhora. O exeqüente, então, recorre dessa decisão indeferitória. Indaga-se:
a) Merece provimento o recurso do exeqüente?
R. Trata-se de uma autarquia federal (Instituto de Proteção Social Estrela Solitária); assim, em acordo com o art. 649, I do CPC, c/c art. 100, do CC/02, possuem os bens da autarquia federal natureza jurídica de bem público de uso especial, sendo, portanto, impenhoráveis. NÃO merece provimento o recurso do exequente. As autarquias são consideradas pessoas jurídicas de direito público e, assim, devem se submeter ao regime de precatórios definido no artigo 100 da Constituição Federal ou do regime de requisição de pequeno valor, mesmo nos casos de créditos de natureza alimentícia. Assim, não cabe provimento ao recurso do exequente, visto não ser possível a penhora de bens das autarquias, devido os mesmos serem públicos e, consequentemente, impenhoráveis.
b) Foi acertada a decisão que determinou a citação da autarquia?
R. No processo de execução, a instauração da relação processual começa com a citação do devedor (Código de Processo Civil - CPC, art. 617), ato pelo qual se chama o executado a juízo (CPC, art. 213) para pagar ou nomear bens à penhora (CPC, art. 652).
Restando demonstrado que a citação da autarquia federal foi dirigida à procuradoria competente para promover sua defesa, resultando na formação válida da relação jurídica, foi acertada a decisão que determinou a citação da autarquia. O juiz agiu corretamente, pois aplicou o artigo 730 do CPC, caso em que a Fazenda Pública deve ser citada para embargar e não para pagar ou oferecer bens à penhora.
c) Podem Municípios instituir autarquias?
R. A constituição federal de 1988 adotou o princípio da SIMETRIA, ou PARALELISMO DAS FORMAS; isto quer dizer que as possibilidades de atuação previstas na carta magna para o Chefe do Poder Executivo Federal, também são válidas para os chefes do Poder Executivo Estadual, Distrital e Municipal. Assim, se a União pode criar uma autarquia através de um ato do Poder Executivo Federal, o Município também pode fazê-lo através de um ato do Poder Executivo Municipal. A Constituição Federal no inciso XIX do artigo 37, obriga que as autarquias sejam criadas através de lei, mas sem distinguir os níveis que poderão cria-las. Assim, o Município pode criar uma autarquia.
Questão Objetiva
(OAB) - Assinale a alternativa CORRETA:
a) as entidades da Administração Indireta são dotadas de personalidade jurídica de direito privado;
b) as entidades da Administração Indireta
...