Direito Internacional Privado
Casos: Direito Internacional Privado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniellecalumby • 27/6/2014 • 373 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
Semana 1 - Em junho de 2009, uma construtora brasileira assina, na Cidade do Cabo, África do Sul,
R: O Juiz Brasileiro utilizará a lei do Estado onde o contrato foi assinado.
No âmbito do direito internacional, cada vez mais são debatidos temas ligados ao domínio público internacional
r: a sibéria;
Comparando-se as instituições do Direito Internacional Público com as típicas do Direito Interno de determinado país, percebe-se que,no direito internacional
r: Há cortes judiciais com jurisdição transnacional;
Semana 2 - O País Y celebra com os países X e Z tratado sobre pesquisa genética em seres humanos
R:O tratado é nulo por que ele fere a dignidade da pessoa humana, ferindo também a jus cogens, ou seja, norma imperativa de direito internacional da qual não se admite a derrogação. Art. 53 da Convenção de Viena de 69.
O chefe de missão diplomática do país A no país B, por cerca de 2 anos, negociou um tratado bilateral entre os 2 Estados
R: argumento de B é incorreto, pois chefes de missões diplomáticas podem adotar o texto de um tratado entre o Estado acreditante e o Estado acreditado, sem a necessidade de apresentação de plenos poderes.
Em relação a atos unilaterais, assinale a opção correta:
R: a Comissão de Direito Internacional da ONU se dedicou a estudar tais atos;
Semana 3 - Mucio Andrade financiou a compra de um veículo junto ao Banco Só Lucro S/A.
a) Não, o Brasil adota duas formas de internalização dos tratados, que são: O Rito Comum, destinado a todo e qualquer tratado; O Rito Especial, como faculdade do Governo Brasileiro para os tratados sobre Direitos Humanos (Art. 5º §3º CRFB)
b) Sim, não é obrigatório a observação do rito do art. 5º §3º da CRFB, mas se o fizer esse tratado será considerado e equivalente a uma emenda constitucional.
c) O STF entende que o tratado está abaixo da Constituição, mas acima da lei ordinária. RExt 466343; HC 87585; Súmula Vinculante nº 25
d) Deveria ter sido concedida a ordem do Habeas Corpus
Considerando a jurisprudência do STF, assinale a opção correta quanto à relação entre tratado e norma de direito interno:
R: Para decidir conflito entre tratado e norma de direito interno, além do critério da lex posterior derogat priori, o STF aplica, ainda, um outro, qual seja, o da lex posterior generalis non derogat legi priori speciali.
...