Direito Trabalhista
Tese: Direito Trabalhista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lizanea • 5/11/2013 • Tese • 812 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
Neste Portfólio iremos abordar o funcionamento de uma micro-empresa, que se fortalece no mercado, graças ao trabalho e esforço de seus proprietários e colaboradores.
A entrevista foi elaborada com o filho e sócio do proprietário, o Sr. Tiago Faria, que nos conta um pouco da história dessa empresa familiar que está a quase 33 anos no mercado.
O objetivo deste trabalho é englobar todas as teorias desenvolvidas durante o semestre e expor minhas conclusões acerca desta conversa. A seguir na elaboração desta entrevista espero alcançar o objetivo da atividade proposta.
2 – DESENVOLVIMENTO
A entrevista foi realizada com o Sr. Tiago Faria, sócio adjunto com o pai e empreendedor de sucesso, que se considera realizado com a situação atual que sua empresa se encontra.
Contou que o ramo de atividade de sua microempresa é o comércio e manutenção de máquinas e implementos florestais e jardim, peças, manutenção e assistência técnica de motosserras, cortadores de grama, motobombas, lavadores de alta pressão, geradores de energia, entre outros.
Trata-se de uma empresa familiar adquirida em 1979 pelo avô do entrevistado e com o tempo passou a Razão Social e Cia Ltda, tendo o pai do Sr. Tiago como sócio majoritário, passando a se chamar T.M. de Faria e Cia Ltda, falou que essa união na sociedade da empresa já dura 12 anos.
Disse que como a empresa já existia no ramo, a aquisição proporcionou aos seus sócios ocupação comercial e desempenho profissional. No início houve certa dificuldade, mas com o passar do tempo foi adquirido experiência no ramo, pela atividade da empresa e pela capacidade de empreendimento, hoje se concretiza uma empresa de sucesso.
Segundo o entrevistado, todo o processo de trabalho da empresa se inicia nas vendas de máquinas e equipamentos, vendas de peças, na manutenção e assistência técnica.
A empresa conta com os sócios (pai e filho) e mais dois funcionários, onde os sócios cuidam da parte burocrática administrativa, vendas, recebimentos, manutenção e assistência técnica, e cabe aos dois funcionários cuidarem da limpeza, montagem, desmontagem, assistência e manutenção de produtos e acessórios vendidos na loja que funciona de segunda a sexta-feira a partir das 08:00 horas e se encerra as 18:00 horas e aos sábados das 08:00 horas as 12:00 horas.
Nenhum dos sócios tem graduação em administração, mas contam com assistência de contadores, seguindo as normas da contabilidade financeira e de custos para deixar em dia os lucros, despesas, impostos, balancete mensal do bruto, abatendo despesas no geral, encargos empregatícios, de funcionamento, etc, controlando o líquido para a retirada dos sócios e das porcentagens aplicadas em funcionários, produtos e serviços.
Mas mesmo sem graduação o entrevistado ressalta que a melhor faculdade que ele pode ter é a experiência adquirida no dia a dia de trabalho como empresário, mas que buscar conhecimento é uma arma necessária para a realização de um trabalho bem elaborado, atualizado e concretizado.
Falou ainda que, os empreendedores devem ser mais ousados, apostando naquilo que sabem fazer, conhecendo o funcionamento de sua empresa e com isso, potencializando a administração para atender satisfatoriamente a demanda de seus clientes
...