Direitos Administrativo
Casos: Direitos Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janele • 3/3/2014 • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 488 Visualizações
Pratique – Página 24
TEXTO
“O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem diretamente na minha vida. Uma cidade com um sentimento forte e consciência da cidadania não deixa passar nada,não abre mão desse poder de participação.”(SOUZA, Hebert de; RODRIGUES, Carla. Ética e Cidadania. São Paulo: moderna, 1994, p. 22.)
Vamos ver o que você entendeu com o texto de Betinho.
1. Destaque aspectos que caracterizam precisão. Transcreva-os.
O cidadão é um individuo que tem consciência
de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade
.2.Você consegui identificar, no texto, aspectos que caracterizam a concisão/ Relacione-os.
Então eu preciso participar das decisões que interferem diretamente na minha vida.
3.Leia o seguinte trecho: “Tudo que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade, no meu bairro, acontece comigo.” Esse trecho poderia ser mais enxuto? Tente reescrevê-lo deforma concisa.
Tudo que acontece no espaço em que vivo, acontece comigo
.
Pratique – Página 26
Pratique 1
1.Quais são os direitos do cidadão? E os deveres?
•
Expressar suas idéias
•
Votar sem constrangimento
•
Respeitar e ser respeitado no espaço em que vive, entre outros.
2
. A cidadania é possível quando direitos mínimos, como alimentação, moradia, educação, saúde etrabalho são desrespeitados?
Não. Daí gera-se a revolta nas famílias, violência e alternativas inadequadas de degradaçãosocial.
4.Se você, como Gilberto Dimenstein entende que o brasileiro é um cidadão de papel, o que vocêacha que está faltando para que ele se torne um cidadão de verdade?
Entender que ele é um agente participativo e não passivo.
5.A quem cabe a responsabilidade de ensinar o brasileiro a ser cidadão?
A família, a escola, demais seguimentos sociais e institucionais.
Pratique 2
Pratique suas reflexões com os colegas, pergunte suas opiniões, debata com eles o tema! Depois,selecione as melhores idéias e produza um texto, destacando suas concepções sobre cidadania.
CIDADÂNIA NÃO SE RESTRINGE A APRENDER SÓ NA ESCOLA
Na discursiva dos componentes do grupo surgiu a concepção de que
cidadania
é a condição da pessoanatural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar davida política. A cidadania é, portanto, o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e quelhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ouindireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer acargo público (indireto).Ser
cidadão
é respeitar e participar das decisões da
sociedade
para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A
cidadania
1. deve ser divulgada de forma abragente, através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bemestar e desenvolvimento da nação.A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos,saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com oabandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.As famílias também são contribuintes em potencial na formação de um cidadão, este é um dos lados damoeda. Cidadania
...