Direitos Fundamentais
Trabalho Universitário: Direitos Fundamentais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexmoreira • 6/4/2014 • 220 Palavras (1 Páginas) • 320 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
DIREITO E LEGISLAÇÃO
Stefany Ohana Santana Satelis Silva
RA: 7250613809
RONDONÓPOLIS-MT
ABRIL-2014
OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO NA CONSTITUÇÃO FEDERAL DE 1989
Os direitos fundamentais do cidadão encontram-se arrolados no art. 5° (caput e em seus setenta e oito incisos) da constituição, sendo que, por conter o artigo um número clausus, o rol é meramente exemplificativo.
Os direitos fundamentais possuem as seguintes características: Historicidade, Inalienabilidade, Imprescritibilidade, Irrenunciabilidade, Relatividade, Universalidade e Aplicabilidade imediata.
Os direitos fundamentais são personalíssimos, assim, não podem ser negociados, ou seja, alienados e renunciados. São também indisponíveis, não se perdendo o passar do tempo (são imprescritíveis).
Todavia, podem os direitos fundamentais, em dadas ocasiões, sofrerem limitações, é o que ocorre, por exemplo, quando o presidente da república decreta o estado de sítio, quando poderão sofrer restrições os direitos de reunião, (ainda que estas sejam exercidas no seio das associações), sigilo de correspondência, e sigilo de comunicação telegráfica e telefônica poderão ser restringidos.
Ante o todo posto, resta claro que, não obstante tenha os direitos fundamentais, no estado de direito constitucional, a finalidade precípua de zelar a dignidade da pessoa humana, não são absolutos, posto poderem sofrer, em dadas situações, restrição em seu exercício.
...