Direitos Humanos E Cidadania
Trabalho Escolar: Direitos Humanos E Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanderlei.rangel • 22/2/2015 • 667 Palavras (3 Páginas) • 463 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Unidade Aprendizagem: Direitos Humanos e Cidadania
Curso: Técnico em Segurança Pública
Professor: Fatima Hassan Caldeira
Nome do aluno: Vanderlei Dotto Rangel
Data: 19/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:
Questão 1:
No cotidiano, tomamos as palavras ética e moral como sinônimos, porém elas não podem ser confundidas. Observe a charge abaixo:
Fonte: http://imagohistoria.blogspot.com.br/2012/08/kohlberg-e-o-amadurecimento-moral.html
Agora responda às seguintes questões:
a) Qual o conceito de moral e de ética?
Resposta: Ética: são costumes,modo de ser ou caráter. Área de estudo da filosofia que se propõe a pensar as ações humanas, seus princípios e normas, buscando distinguir entre o bem e o mal.
Moral: são costumes, valores e obrigações adquiridos por hábito e compartilhados por um grupo ou sociedade em um determinado tempo histórico.
b) Em que a ética e a moral se diferenciam?
Resposta: A ética são áreas da filosofia que se dedica a pensar,refletir as ações humanas e seus fundamentos tendo consciência de nossas ações e a Moral são valores que um determinado grupo ou indivíduo elegem como correto, ou seja, apenas nos habituamos a agir como um determinado valor e não nos questionamos sobre eles.
c) Quem é o inquilino a que Mafalda se refere? Justifique sua resposta.
O inquilino é a ética de seu caráter que se dedica a pensar e refletir sobre suas ações entre o bem e o mal.
Questão 2:
“Jovens de 13, 14 anos, sentados no chão úmido e sujo, respirando o ar poeirento, manuseando facões e outros instrumentos cortantes. Durante uma manhã inteira eles não se levantam, não bebem água e não vão ao banheiro, para não perderem tempo. Ao fim da jornada, cada um tem como saldo da lida meia tonelada de mandioca descascada sobre as pernas e os problemas crônicos na coluna e nos rins que o trabalho na casa de farinha lhes dá como “paga”, além dos R$ 20 semanais, em média” (DURAN, Sabrina. As piores formas de trabalho infantil: lista com as atividades profissionais mais degradantes para crianças e adolescentes
...