Dissertação argumentativa sobre o juridiquês
Por: sadraque oliveira • 10/4/2016 • Dissertação • 336 Palavras (2 Páginas) • 403 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Sadraque de Oliveira Campos da Silva
RA 315110945/SALA 307 /MANHA/ TURMA 3A
Dissertação argumentativa sobre o juridiquês
Juridiquês
O termo juridiquês é um termo utilizado recentemente para se referir ao uso desnecessário no que se refere ao uso de termos rebuscados no âmbito jurídico.
Sobre o assunto há posicionamentos diferentes pois alguns operadores do direto ,como os juízes, empregam termos arcaicos bem como de expressões em latim e esse comportamento é entendido como um excesso para a interpretação das normas do direito.
A Associação dos Magistrados Brasileiros,em 2005,propunha campanha pela simplificação do juridiquês.Ideia semelhante defendeu ,em 2006, a ex-deputada federal Maria do Rosário com um projeto de lei que previa linguagem simples e direta na elaboração de sentenças demonstrando assim a inutilidade do juridiquês uma vez que os próprios magistrados, os quais redigem a sentença ,e os deputados,que representam os cidadãos ,não são unanimes com relação aos excessos cometidos no judiciário .
Há quem defenda esse excesso sob o argumento de que a linguagem jurídica deva ser única e assim não permita má interpretação , porem é de responsabilidade de quem está na direção de um tribunal decidir de forma clara.
Existe também uma argumentação de que não é possível simplificar certas palavras ,como usucapião ,mas não se trata de simplificar a palavra e sim de traduzir a uma linguagem comum o sentido das palavras e expressões rebuscadas da jurisprudência ou decisão, respeitando o caso concreto que é individual.
É necessário então a simplificação das palavras e expressões jurídicas no sentido de permitir que as partes possam entender clara e objetivamente a petição ou decisão dos operadores do direito ,aproximando assim o cidadão do direito . Essa simplificação deve-se iniciar nas universidades para que os novos alunos que pretendem essa carreira jurídica se adaptem a um modo objetivo e claro para redigirem um texto judicial sem ignorar a norma culta da língua . E de igual modo deve-se iniciar essa tarefa juntamente aos juízes .
...