Educadores e Educandos: Tempos Históricos
Por: jaira_honorato • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.868 Palavras (12 Páginas) • 617 Visualizações
Secretaria de Estado da Educação
Profuncionário
Polo Alta Floreta
Tutora: Denílson
Cursista: Jaira Honorato da Silva
Disciplina: Educadores e Educandos: Tempos históricos
Unidade 1
Pratique pagina 17
- Como estarmos preparados para contribuir na educação de nossas crianças e adolescentes? O que podemos fazer durante nossas atividades na escola para contribuir na formação dos estudantes? Como os funcionários podem contribuir? Como podemos ser educadores e gestores na escola?
R: Nos dias de hoje todos nos cidadãos temos a responsabilidade social de educar de alguma maneira, até um simples fato de auxiliar em alguma atividade. Contribuir de forma instrutiva, ajudando em questões de dúvidas, sabendo respeita – lós.
2- Por que temos no país tantos analfabetos, gente sem terra para morar, gente sem assistência médica e odontológica e gente na pobreza e na miséria?
R:O problema principal é a falta de ensino com qualidade, a desigualdade social, as escolas tem que começar a trabalhar com as diversidades, buscar o respeito dos valores sociais, descobrir como atrair e fazer com que os mesmo aprendam (educação).
2-Como educador deve fazer na educação dos alunos das escolas que tem diferente cultura antropológica ,religiosa econômica e familiar
R: Respeito ao diferente modo de vida e cultura, trabalhar uma metodologia que beneficie a todos de modo a não constranger nenhum aluno. Acredito que tralhando com debates também é uma forma de lidar com as diferenças onde cada um se expressa da maneira de agir e pensar.
Unidade 2
Pratique pagina 25
Procure no seu município, em locadoras de vídeo, os seguintes filmes: 1º) A missão e 2º) Des mundo. São filmes que retratam as relações entre colonizadores e povos nativos. Assista e, em seguida, discuta com os outros funcionários da sua escola a seguinte questão: como ocorreram as relações entre os coloniza dores e os nativos? Comente a situação atual dos indígenas em nosso país. Como acolhemos as crianças e os adolescentes indígenas na nossa escola?
O filme “ A missão” é uma obra baseada em fatos reais e retrata a expulsão dos jesuítas do reino português, devido à crise nas relações entre a Coroa portuguesa e a Companhia de Jesus. Irmão Gabriel é um padre jesuíta enviado à Missão de São Carlos. É aceito pelos índios guaranis por causa da música que vinha do seu instrumento de sopro. Convivendo com os índios na tribo, ele inicia o seu trabalho de evangelização. Irmão Gabriel convida Rodrigo Mendonza, exilado por conta própria em um mosteiro, para retornar com ele para a Missão de São Carlos. Rodrigo Mendonza era um mercador de escravos que tem sua vida mudada após cometer um crime passional: tira a vida do irmão, Felipe Mendonza, em um duelo, por ele ter se apaixonado por sua mulher e ela por ele. Por se tratar de um duelo, Mendonza permanece em liberdade, contudo se auto pune exilando-se no mosteiro, até aceitar o convite de Irmão Gabriel para estar ao lado daqueles que antes caçava. Devido a convivência com os índios Mendonza se converte tornando-se um jesuíta. O território ocupado pela Missão de São Carlos está próximo de passar a pertencer aos espanhóis, que podem escravizar os índios. Os jesuítas foram defender sua permanência no território numa corte, defesa que foi analisada por Altamirano. Antes de dar um parecer final, Altamirano decide visitar as missões para conhecer o trabalho realizado pelos jesuítas, e Irmão Gabriel o convida para conhecer a Missão de São Carlos. Só que o destino das missões já estava definido antes da corte ser iniciada. Resultado: os jesuítas deveriam retirar-se do território ou serem massacrados pelo exército. Todas as tentativas de convencer os índios a se retirarem das missões são em vão. Mendonza abdica seu voto de obediência jesuítica para liderar um grupo de resistência. Irmão Gabriel não concorda e decide ficar na Missão sem lutar, com alguns índios evangelizados. No final, todos são mortos, Rodrigo Mendonza leva tiros ao tentar salvar a vida de algumas crianças, Irmão Gabriel é morto com o Corpo de Cristo nas mãos, assim como os índios que o acompanhavam na Igreja. Após a descoberta de um novo mundo, os indígenas tinham três destinos: perder seus costumes e crenças para uma nova cultura em nome de Deus, serem escravizados, ou dizimados pelos colonizadores.
Unidade 3
Pratique pagina 33
1- Converse com professores de história de sua escola sobre a presença das Congregações Religiosas ou dos seminários dos padres católicos em seu município. Escreva no memorial a seguinte questão: quais atividades educacionais os religiosos desenvolveram em seu município? e/ou Converse com os outros funcionários de sua escola sobre a trajetória escolar de cada um deles. Depois, escreva a sua trajetória no memorial. Destaque:
1. Suas alegrias, na relação com os colegas, professores e diretores;
2. Como era a escola onde você estudou? Você recorda quem eram os funcionários?
3. Registre uma lembrança, um caso que marcou sua trajetória.
R: Meu primeiro de aula foi quase traumatizando modéstia parte, sou filha de pedagoga e imagine só quem foi minha professora no pré I, minha própria mãe, como explicar a uma criança de 5 anos que sua mãe ali naquela lugar é sua professora e não sua mamãe querida, tenso. No demais tudo tranquilo fui uma criança leva, tirar boas notas.
Unidade 4
Pratique
1-Leia, com atenção, no endereço https://sites.google.com/site/aihca02/ofiios, as profissões existentes em um engenho de açúcar no Brasil colonial. Na sua opinião, as escolas fundadas por D. João VI formavam esses profissionais?
R: Não. O texto relata que D. João VI, dedicou-se à educação das elites, bacharéis e magistrados, ele tinha por finalidade formar os quadros dirigentes para a administração pública. As ações de D. João VI estavam voltadas para a educação daqueles, que por serem de família nobre, deveriam estudar para continuar os negócios do pai.
2- Converse com um colega que trabalha junto com você sobre “ a Corte portuguesa veio morar na colônia”. Sim. Então, que escolas foram criados por D. João VI? Quem não frequentava a escola? Porquê? Escreva uma página no seu Memorial.
...