EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Por: Adriana Carlim • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.852 Palavras (16 Páginas) • 228 Visualizações
FACTSIEL FACULDADE DE TECNOLOGIA SISTEMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO |
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL |
JOSÉ CARLOS ALVES DA SILVA |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE |
BRASÍLIA
2016
JOSÉ CARLOS ALVES DA SILVA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE |
Trabalho de Conclusão de Curso EAD para obtenção Diploma em Gestão Ambiental pela Factsiel Faculdade de Tecnologia Sistema Integrado de Educação |
BRASÍLIA
2016
JOSÉ CARLOS ALVES DA SILVA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia Sistema Integrado de Educação como exigência parcial para obtenção do título de Graduação em Gestão Ambiental
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 06
2 DESENVOLVIMENTO 07
2.1 Conceito de Educação Ambiental 07
2.1.1 Objetivos da Educação Ambental 09
2.1.1.1 Educação ambiental nas escolas 10
3 RECURSO HÍDRICO 12
4 SOLUÇÕES AMBIENTAIS 14
5 COSIDERAÇÕES FINAIS 16
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
RESUMO
Com a necessidade de mudanças em relação à proteção e conservação do meio ambiente, tem muito discutido nos dias atuais soluções que venham minimizar a sua degradação. A Educação Ambiental entra como elemento fundamental nesse processo de transformação, não em um só momento, mas sim ela deve ser trabalhada de forma contínua e permanente em todos os níveis e modalidade de ensino. Ela deve estar sempre presente no ambiente familiar e estender a toda sociedade para que haja mais eficácia na sua aplicação. As questões que envolva a, coleta seletiva, a água, o ar, a biodiversidade, entre outros são problemas afetam diretamente todas as questões ambientais e sociais, diante disso, deve dar ênfase nas questões voltadas à proteção deles. O uso sustentável dos recursos hídricos, descarte correto de lixo, consumo moderado e consciente dos recursos naturais, esses são alguns exemplos que representam uma boa Educação Ambiental e que deve fazer parte do nosso cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente, Educação Ambiental, Uso Sustentável.
1-INTRODUÇÃO
Devido aos modelos de desenvolvimentos aplicado nos dias atuais os recursos naturais estão se acabando, percebe se níveis alarmantes de poluição do solo, ar e água, a destruição da biodiversidade animal e vegetal e ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis praticamente em todas as regiões do planeta, diante isso, gerou uma preocupação dos governos em relação ao futuro do planeta, fazendo com que as questões ambientais ganhassem maior relevância na nossa sociedade. Os educadores escolares tiveram que atualizar, obtendo informações para que se possa qualificar nesse novo modelo de educação.
A Educação Ambiental tem o objetivo de desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes em benefícios ao meio ambiente, bem como,enfatizar a preocupação com os problemas ambientais, buscando a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, ela vem como resposta à preocupação da sociedade com o futuro do planeta. Aplicando nas escolas propicia a garantia de um futuro sustentável, visto que, as crianças têm o aprendizado mais fácil, porque para elas tudo é novo. Além disso, elas serão as futuras gerações que estarão utilizando esses recursos.
.
.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1– Conceitos de Educação Ambiental
Devido ao uso desenfreado dos recursos naturais, os problemas ambientais a cada dia se agravam em nosso planeta, a um nível de degradação muito grande ao meio ambiente. Diante disso surge a preocupação de reverter esse quadro, para que o planeta continue com vida. O tema Educação Ambiental, tem tomado grande relevância nesse sentido. Existem várias formas de definir Educação Ambiental, a Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976) definiu como:
“A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.” Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976)
...