EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA
Por: pamst • 31/8/2016 • Artigo • 2.748 Palavras (11 Páginas) • 223 Visualizações
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA
Pâmela Soares Teixeira[1]
RESUMO: O ser humano vem ao logo de sua existência provocando alterações e impactos significativos na natureza. A intensidade dessas alterações despertou na sociedade uma preocupação com o meio ambiente e com as conseqüências das atividades do homem sobre a natureza. Nesse contexto faz-se necessário que novos conceitos sejam formulados e que se crie uma sensibilidade crítica da sociedade em relação ao meio ambiente através da Educação Ambiental. Este artigo tem como objetivo a promoção da educação ambiental no município de Oliveira – MG, com a articulação das ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação, melhoria sócio-ambiental, de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais e mostrar a necessidade de educar as crianças para a cidadania ambiental. Pode-se perceber que as crianças do município tem consciência do quanto é importante à preservação do meio ambiente, e é a partir da educação que tornaremos essas crianças agentes multiplicadores de idéias
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; sociedade; meio ambiente; preservação.
1 INTRODUÇÃO
O ser humano vem ao logo de sua existência provocando alterações e impactos significativos na natureza. A intensidade dessas alterações despertou na sociedade uma preocupação com o meio ambiente e com as conseqüências das atividades do homem sobre a natureza.
Em meio a este problema fez-se o despertar da sociedade, surgindo assim a Educação Ambiental – EA, para sensibilizar a população da necessidade de mudança de atitude do ser humano na utilização dos recursos naturais do planeta.
As atitudes para a construção de uma sociedade sustentável têm ganhado força desde que a Educação Ambiental foi regulamentada e incorporada como parte do currículo das escolas pela Lei n° 9.795 com o objetivo de conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável.
A educação é elemento indispensável para que seja possível uma transformação da consciência ambiental da sociedade, na construção de uma mentalidade da importância e necessidade da adoção de novas posturas mais sustentáveis de interação sociedade/natureza e soluções para os problemas ambientais.
A questão ambiental ainda é abordada de forma generalizada nas escolas, os alunos são estimulados a dar valor ao meio ambiente e questões do gênero. A educação deve trazer a reflexão não somente do que é o meio ambiente e o que ele nos proporciona, mas sobre o que pode ser feito para utilizar seus recursos de forma sustentável, deve construir nos alunos uma visão crítica que forme sujeitos transformadores da sociedade e multiplicadores de idéias, conceitos e diferentes visões de um mundo onde homem e natureza se relacionem de forma harmoniosa.
A inserção da família e da comunidade na qual a escola faz parte é de extrema importância no processo da EA. A escola além de ensinar aos alunos a importância da preservação do meio ambiente e da mudança de hábitos do ser humano quanto ao uso indiscriminado dos recursos naturais, desperta nos familiares e na comunidade em geral a consciência ambiental da necessidade do apoio e participação dos mesmos em ações que incentivem e propiciem a preservação do meio ambiente, do qual todos necessitam para sobreviver.
A prática da EA na escola deve ser encarada como parte integrante e indispensável de todas as matérias, trazendo aos alunos situações vivenciadas na comunidade em que estão inseridos para que se sintam parte do conjunto de indivíduos que atuam sobre o meio ambiente. Devem ser contempladas também questões relacionadas a outras culturas para que os alunos sejam conscientes da diversidade existente e com isso se tornem seres capazes de interagir e cooperar com a preservação do meio ambiente respeitando todas as etnias, culturas e gêneros. A EA deve ser trabalhada em todas as disciplinas e de diversas formas, como por exemplo, na educação infantil através de músicas, brincadeiras, atividades para colorir o que está certo e o que está errado, entre várias outras formas. Os alunos devem ser incentivados a levarem o aprendizado da sala de aula para sua família, seus amigos, sendo assim multiplicadores da educação ambiental para a formação de cidadãos conscientes do seu papel individual e coletivo quanto ao meio ambiente.
O projeto de EA no município de Oliveira é uma ação educativa através da qual será apresentada aos alunos e a população a relação que o homem estabelece com a natureza e as conseqüências das suas ações, no intuito de conscientizá-los que são parte desse meio, e que é possível colaborar na construção de uma sociedade mais consciente dos seus atos e da influência no meio em que vivem.
2 DESENVOLVIMENTO
Educação Ambiental - EA é um vocábulo composto por um substantivo e um adjetivo, que envolvem, respectivamente, o campo da Educação e o campo Ambiental. Enquanto o substantivo Educação confere a essência do vocábulo “Educação Ambiental”, definindo os próprios fazeres pedagógicos necessários a esta prática educativa, o adjetivo Ambiental anuncia o contexto desta prática educativa, ou seja, o enquadramento motivador da ação pedagógica (MMA, 2004).
Ainda segundo o Ministério do Ministério do Meio Ambiente – MMA (2004), Educação Ambiental é o nome que historicamente se convencionou dar às práticas educativas relacionadas à questão ambiental. Assim, “Educação Ambiental” designa uma qualidade especial que define uma classe de características que juntas, permitem o reconhecimento de sua identidade, diante de uma Educação que antes não era ambiental.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – define a EA como um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência critica sobre as questões ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental (LOUREIRO, 2004).
A EA é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental (BRASIL, 2012).
A trajetória da EA no Brasil teve início em 1973, com a criação da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior. O desenvolvimento da EA no Brasil se deu de forma mais ligada às escolas. Em 1989 foi criado o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), que se destina à implantação da EA no âmbito não formal e à produção de materiais, como livros e vídeos (MARTINS, 2009).
...