EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES E TABLETS
Por: Cahvieno • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.661 Palavras (19 Páginas) • 555 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-3º PERÍODO
“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES E TABLETS”
SÃO PAULO
2018
Ana Carolina Schiavinato de Sillos
“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES E TABLETS”
Trabalho de Aps,apresentado para recuperação de nota de DP no curso de pedagogia para conclusão de curso.
Coordenadora: Jusmari Do Carmo Gumiero
São Paulo
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: 1
JUSTIFICATIVA: 2
OBJETIVO GERAL: 2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 2
METODOLOGIA: 2
RECURSOS: 3
DESENVOLVIMENTO 3
As vantagens e desvantagens das tecnologias na Educação 3
Capacitação dos professores nas escolas 4
Ensinar computação, ou usando o computador? 5
Internet: Amigo ou inimigo? 6
PERGUNTAS: 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO:
O trabalho realizado constitui uma dissertação a qual a obtenção dos dados necessários foram elaborada com base na visita à Escola Estadual Deputado Raul Pilla através de entrevistas com um professor e diretora da mesma.
A entrevista analisou que tipo de modificação está acontecendo no processo de ensino com a implantação de novas tecnologias educacionais em rede pública, as vantagens de as desvantagens da sua inserção, bem como novas posturas do profissional perante tais inovações e se elas realmente funcionam por parte das Políticas Públicas.
É de nosso interesse ter averiguado até que ponto as novas tecnologias tem contribuído para o ensino aprendizagem, se realmente são positivas ou negativas. Analisamos se o governo facilita o acesso de informação igualmente para todos, agindo de maneira correta com relação as estruturas para a realização dessas, pois suas ações ou falta delas, geram consequências que vai até a sala de aula afetando o professor e os alunos.
Por meio desse trabalho conhecemos os aspectos que ainda precisam de melhorias e se realmente colaboram pedagogicamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, se essas inovações tecnológicas valorizam as diferenças, estimulam ideias, opiniões e atitudes que desenvolvem capacidades de aprender e pensar, assim como levar o aluno a obter o controle do que foi aprendido, reter e saber aplicar em outro contexto.
TÍTULO: “POLÍTICAS PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”
TEMA: “TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS PÚBICAS”
JUSTIFICATIVA:
As mudanças provocadas com o uso das tecnologias nos trazem à tona questionamentos sobre os benefícios e malefícios das mesmas.
Cada dia mais sabemos da importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar a fim de desenvolver habilidades nos alunos para que todos independente e ser ou não rede privada tenhas as mesmas oportunidades de acesso de informações.
Baseado nisso, o interesse pela escolha do tema foi devido à reflexões e questionamentos entre o grupo a fim de saber se o uso das tecnologias realmente funcionam no universo escolar público em relação a parte pedagógica e estrutural, pois em rede privada sabemos que as mesmas ocorrem com satisfação.
OBJETIVO GERAL:
-Compreender como funcionam as variadas tecnologias e quais são essas, bem como seu uso no ambiente escolar público e se essas são organizadas de forma a incrementar o ensino de maneira positiva com o apoio do governo em suas estruturas necessárias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Refletir as mudanças que as tecnologias podem provocar no desenvolvimento social e cognitivo nos educandos para sua formação escolar e pessoal;
-Discutir através de entrevista com um professor de escola pública e um diretor, como funciona a implementação das tecnologias nesse âmbito educacional;
-Identificar os benefícios e malefícios do uso das tecnologias na sala de aula, abrangendo conhecimentos sobre as mesmas;
-Analisar como é feita a organização e distribuição de recursos na área da tecnologia na Escola Pública;
- Questionar a utilização das tecnologias como recurso pedagógico auxiliar nas aprendizagens;
-Refletir a capacitação dos profissionais a área da educação para desenvolver atividades que as envolvam nas aulas.
METODOLOGIA:
Desenvolvemos inicialmente uma pesquisa na Internet e nos materiais estudados na Disciplina de “Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação” fornecidos pelo Professor Tarcísio durante as aulas a fim de buscar referências teóricas no assunto trabalhado através de leituras exploratórias e seletivas.
Logo após, realizamos uma entrevista na Escola Estadual Deputado Raul Pilla com o professor Sergio de Paulo Lança e a Diretora, os quais levamos questionamentos abordados no grupo referente aos tipos de tecnologias existentes nessa escola bem como o funcionamento e estrutura das mesmas.
Dentro das concepções do professor, da diretora e nossos estudos, daremos início ao trabalho sanando várias dúvidas sobre o uso das tecnologias em rede pública.
RECURSOS:
- Pesquisas na Internet
-Acervo de livros
- Entrevistas com Professor e Diretora de Escola Pública
-Materiais fornecidos na Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação
DESENVOLVIMENTO
As vantagens e desvantagens das tecnologias na Educação
A tecnologia originou grandes transformações e mudanças em todas as áreas da sociedade contemporânea, nomeadamente na área da Educação.
Na área da Educação podemos verificar vantagens e desvantagens do uso das tecnologias no processo ensino/aprendizagem.
A tecnologia veio para revolucionar o ensino. Uma pesquisa realizada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostra que o uso da tecnologia na educação melhora em 32% o rendimento dos alunos em matemática e física, em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula. Os alunos consegue abstrair e entender melhor o conteúdo explicado pelo professor com o uso de tecnologias.
...