EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Artigo: EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: intelecta • 6/5/2014 • 752 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
Segundo Jerusalinsky e Páez (2001, p.35): “São poucas as experiências onde se desenvolvem os recursos docentes e técnicos e o apoio específico necessário para adequar as instituições escolares e os procedimentos pedagógico-didáticos ás novas condições de inclusão”.
É imprescindível, portanto, investir na criação de uma política de formação continuada para os profissionais da educação. A partir dessa, seria possível a abertura de espaços de reflexão e escuta sistemática entre grupos interdisciplinares e interinstitucionais, dispostos a acompanhar, sustentar e interagir com o corpo docente.
Portanto, no contexto da escola campo desta pesquisa, observou-se que os educadores necessitam de mais informações que valorizam o saber de todos os profissionais da educação no processo de inclusão.
Os dados foram coletados a partir de um roteiro de entrevista semi-estruturado, buscando auxiliar no levantamento de aspectos que possibilitassem, a partir das respostas dos participantes, verificar como tem sido trabalhada a organização física e pedagógica das escolas pesquisadas frente à inclusão do aluno com paralisia cerebral. Utilizamos, ainda, a observação livre, visando complementar e enriquecer as informações coletadas através das entrevistas.
.
2- Uma análise da educação inclusiva no contexto escolar
A Educação Inclusiva implica no desenvolvimento da sociedade como um todo, respeitando a individualidade e proporcionando que cada um seja sujeito na construção da aprendizagem, bem como cidadão apto ao exercício de cidadania..
A inclusão é um aspecto que precisa está presente no cotidiano e em todas as instâncias do convívio em sociedade, seja na família, na escola ou na comunidade em que vive de maneira digna evidenciando suas potencialidades e minimizando suas dificuldades, tornando-o o, mas independente possível.
A inclusão social, portanto é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas e grandes, nos ambientes físico ( espaços internos e externos. Equipamentos, aparelhos e utensílios, mobiliários e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, portanto também do próprio portador de necessidades especiais (SASSAKI, 2002, pag.. 42).
Portanto, a educação inclusiva requer interação entre os envolvidos no processo educativo, visando à totalidade, numa perspectiva global que contemple todos os alunos em suas necessidades individuais; isso requer uma proposta curricular articulada com a realidade tendo como resultado a aprendizagem significativa, para a formação de um cidadão consciente a exercer a cidadania.
Enfim cabe a todos nos, enquanto educadores apropriarmos dessas diferenças para construirmos nossa pratica pedagógica, considerando os indivíduos dentro das suas singularidades, porém é dever da escola adaptar-se as necessidades dos educandos e não os educandos ás necessidades da escola, uma vez que o foco deve ser a aprendizagem dos educandos portadores de necessidades educacionais especiais.
2.1
...