ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO EM UM SALÃO DE BELEZA
Por: Izabel Cristina Dos Prazeres • 2/8/2019 • Trabalho acadêmico • 2.224 Palavras (9 Páginas) • 291 Visualizações
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Izabel Cristina Farias dos Prazeres
A ERGONOMIA COMO FACILITADORA NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DO SALÃO DE BELEZA ASTRAL
OLINDA
2015
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Izabel Cristina Farias Dos Prazeres
A ERGONOMIA COMO FACILITADORA NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DO SALÃO DE BELEZA ASTRAL
ORIENTADOR
Prof. Sávio Silva de Almeida.
OLINDA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 Empresa Visitada
1.2 Áreas Visitadas
03
2. OBJETIVO DA VISITA
05
3. REFERENCIAL TEÓRICO
06
4. METODOLOGIA
08
5. SITUAÇÃO OBSERVADA
09
6. RECOMENDAÇÕES
12
7. CONCLUSÕES
14
REFERÊNCIAS
15
1. INTRODUÇÃO
1.1 Empresa Visitada
Segundo levantamento da associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (ANABEL) divulgada pelo SEBRAE-SP (2012) o numero de novos salões de beleza aberto no país registrou crescimento de mais de 78% em cinco anos.
Com base nesta pesquisa, o meu do salão de beleza Astral, localizado no município de Olinda-PE com logradouro na Av. Leopoldino Canuto de Melo e encontra-se em pleno funcionamento desde o dia 25 de janeiro 1999 até os dias atuais.
O Salão de beleza Astral apresenta o seguinte quadro de funcionários: a cabeleireira / proprietária e a Manicure/Pedicure, onde a jornada de trabalho é das 09h30minhs ás 19h30minhs de segunda a sábado e se for preciso aos domingos para as clientes que não conseguirem o atendimento nos dias uteis.
A Empresa estabelecida no endereço acima mencionado, tendo seu ponto de localização estabelecido em uma das principais avenidas da sua região, possui um ponto de ônibus bem próximo, e não oferece estacionamento próprio para seus clientes, mas a avenida onde se localiza tem placa de estacionamento livre.
Localiza-se também ao seu lado um centro comercial já antigo na região, já proporcionando um publico alvo de pessoas que transitam em sua frente,
O seu layout consistem em uma iluminação que é composta por 4 lâmpadas e possuem 2 ventiladores o qual é usado para as clientes na espera, 1 lavatório profissional, 2 cadeiras para cortes dos cabelos (giratórias) e 1 cadeira para corte infantil, 1 cadeira com mesa para a manicure/Pedicure, 6 cadeiras para as clientes do salão na espera de atendimento, 1 porta de entrada e 1 Toalete unisex, 1 estante com os produtos e equipamentos de uso do trabalho, 2 espelhos e 3 pranchas com produtos para a manutenção dos cabelos das clientes com 1 filtro de água mineral e 1 Cafeteira para servi café para os seu clientes.
A ventilação do espaço é por meio da porta de entrada e com ajuda de ventiladores, o seu espaço não é muito grande, mais atende sues clientes com conforto e segurança, devido ser pequeno não possui recepção.
Os produtos ali usados são de varias empresas conceituadas a qual respeita a regulamentação da ANVISA, e sua proprietária é requalificada com vários cursos pelo SEBRAE e EMBELEZE, possuindo diplomas, certificados e o mais importantes o Alvará de funcionamento.
O Layout facilita a prestação de serviços o qual proporciona aos seus clientes conforto, bem-estar, comodidade e privacidade.
1.2 Áreas Visitadas
As áreas visitadas foram a de atendimento e a sala de espera onde ficava grande parte dos clientes em preparo para ser atendido.
2. OBJETIVOS
Analisar e diagnosticar os problemas ergonômicos das atividades desempenhadas pelos funcionários do salão de beleza Astral e poder com isso oferecer um suporte e ajustar os problemas encontrados.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
Com o crescimento deste setor pode levar o um aumento dos problemas relacionados à saúde e bem-estar dos trabalhadores. Ambientes geram riscos o qual levam a comprometer a saúde de seus trabalhadores, como por exemplo: exposição a produtos químicos, escovas progressivas, alisamentos e ruídos do secador, movimentos devido à postura adotada. Estes riscos desencadeiam o aparecimento das doenças por Esforço Repetitivo, Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORTs).
As queixas mais relatadas pela proprietária e funcionaria do estabelecimento foi o desconforto, fadiga, formigamento, sensação de peso, diminuição de força física, choque, falta de firmeza nas mãos. As queixas geralmente se apresentam em diferentes estágios, podendo levar em conta a relação ao tempo de duração, localização e intensidade do trabalho desenvolvido.
Os sintomas, no começo aparecem de forma insidiosa (vagarosamente, aos poucos sem apresentar sintomas específicos), no término ou em picos de produção, o repouso é
...