ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Ronaldo Ferreira Gomes • 31/10/2018 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE 1: O Ensino Fundamental no Município
Estagiário(a): Ronaldo Ferreira Gomes
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Pólo CEDERJ:
Escola: Instituto Benhur de Ensino Ltda – Colégio Miguel Couto
Tutor presencial: Maria Manuela dos Santos Jerônimo
Semestre de realização do Estágio: 2018.8
Registre as informações solicitadas a seguir:
- Número oficial de crianças na faixa etária de 6 a 17 anos no município, conforme o censo:
R. 509,923
- Número de instituições públicas de Ensino Fundamental no município (municipais/estaduais):
R. Municipal – 798 / Estadual – 10 / Total de 808
- Número de escolas de Ensino Fundamental privadas, autorizadas no município:
R. 1122
- Comentários
Há um crescente retorno de alunos as escolas públicas devido a crise que atingiu grande parte dos pais que tinham seus filhos em escolas particulares e, mesmo com os seus problemas estruturais, esse número vem aumentando, de acordo com o censo 2017. Há uma necessidade de investimento maior por parte do governo para que essas crianças sejam assistidas de forma adequada.
Fonte das informações: https://www.qedu.org.br/busca
Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2018.
Assinatura do(a) estagiário(a):
Assinatura do tutor presencial:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
AD1 Questão
Com base no texto “A Importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor” expresse sua opinião sobre a seguinte questão:
O Estágio Supervisionado é um norteador de novas vivências, nos desafiando para o enfrentamento da realidade da profissão docente como pedagogo, ao mesmo tempo em que nos incentiva em apresentar uma nova ação docente, imersa de novos saberes, novos conhecimentos, novas habilidades. Quais as contribuições do estágio no Ensino Fundamental?
(mínimo 15 linhas e máximo de 20 linhas)
O professor hoje precisa de uma preparação mais expressiva para atender as necessidades de uma realidade que cada vez mais se torna mais complexa, o ensino tem que estar em acordo com o avanço da sociedade, das tecnologias e das demandas globais e regionais.
O currículo de pedagogia deve atender a formação do professor, para que ele possa desempenhar as atividades que o espera. A prática de estágios é a chave para possibilitar uma maior aproximação com as demandas sociais e da escola, que hoje estar ausente em boa parte dos cursos de formação inicial de professores, porém se pararmos para pensar sobre a importância dos estágios, encontramos logo uma necessidade lógica para que se possa formar um profissional da educação com condições a entender e desenvolver um trabalho com qualidade e com significado para o aluno e para o professor.
...