RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II
Por: agroaf • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.295 Palavras (14 Páginas) • 1.316 Visualizações
RENATA GOMES DOS SANTOS RA: 401176
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO –
ENSINO FUNDAMENTAL II
ARAÇOIABA DA SERRA – SP
2015
RENATA GOMES DOS SANTOS RA: 401176
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO –
ENSINO FUNDAMENTAL II
Relatório de estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental I
ARAÇOIABA DA SERRA / SP
2015
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do Aluno... 3
Introdução... 4
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino
Fundamental... 5
1 – Observação e Interação na Escola... 6
2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola... 8
3 – Plano de Aula... 9
4 – Regência... 14
Considerações Finais... 18
Referências Bibliográficas... 19
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Renata Gomes dos Santos
RA: 401176
Curso: Pedagogia
Semestre: 7º
Ano: 2015
Início do estágio: 23/03/2015
Término do Estágio: 13/04/2015
Instituição Concedente do Estágio
Nome da Instituição: EMEIF Profª Ricardo Pucetti
Endereço: Rua Braz João Vieira sem nº
Bairro: Iperozinho
Capela do Alto – SP
Telefone:
Responsável: Claudia Helena Lourenço Guimarães
- INTRODUÇÃO
Esse trabalho a seguir será relatado a partir das experiências vivenciadas que foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal. Considerando que a escola é um meio de transformação social e que ela só consegue desempenhar com sucesso o seu papel na medida em que reconhece nas famílias e na comunidade uma parceria capaz de fortalecer, auxiliar e apoiar as suas ações veremos a seguir o quanto o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a construção do conhecimento baseada em um convívio social harmonioso, em que se envolva uma relação de respeito e solidariedade entre escola, família e comunidade, é importante para o desenvolvimento integral da criança
Durante o período de estágio foram vários os momentos e situações, que foi possível observar a atuação da coordenadora, inspetor de alunos, monitores bem como a professora durante as explanações em suas aulas que fiquei encantada por serem bem planejadas. Através da técnica de observar a turma em atividades foi possível fazer uma análise, de como preparar o plano de aula a ser trabalhado em sala. Para acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem, de maneira completa e significativa, pode ser feito uma avaliação que não esteja somente preocupada em averiguar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as expectativas sejam alcançadas.
O presente estágio tem como objetivo a observação e exercer regência em classes de turmas de Ensino Fundamental II, participar das atividades pedagógicas desenvolvidas em espaço educativo, refletir sobre a importância do Ensino Fundamental para os primeiros passos em direção à alfabetização e escrita, ver a escola como espaço de construção da criança como um ser sócio-histórico e cultural, conhecer as probabilidades de idealização no espaço escolar refletir sobre a organização do trabalho pedagógico, a avaliação e as teorias pedagógicas estudadas. Sabe-se que para educar necessitamos de um suporte que irá além dos significados e conteúdos das diferentes disciplinas. Com o estágio por meio da vivência possa conhecer um público diferente, adquirir novas práticas, estabelecer relação entre teoria e prática, verificar a realidade com base nos conhecimentos adquiridos na vida acadêmica, superar seus limites, enfrentar novos desafios, explorar sua criatividade, refletir sobre sua experiência com os alunos da faixa etária escolhida além de contribuir para o trabalho da professora e para a formação do público alvo no qual será realizado o estágio, e principalmente o crescimento profissional da acadêmica, por meio do trabalho a ser desenvolvido, enriquecendo e inovando a prática da professora regente, mesmo durante um curto prazo de tempo.
O Futuro professor nessa reflexão coletiva e sistematizada terá elementos necessários para integrar e transpor o “saber fazer” para fazê-lo e atuar em situações contextualizadas.
II-DESENVOLVIMENTO
O Ensino Fundamental é a segunda etapa da educação básica e dá seqüências ao trabalho iniciado na Educação Infantil – ou pelo menos deveria dar. Durante esse período de convivência com os alunos e a professora, uma impressão muito satisfatória a respeito da Professora. A começar pela didática que é envolvente e satisfatória praticamente toda a turma está em sintonia com a docente, a maioria tem prazer em fazer as atividades propostas.
A sala observada é uma turma do 3º ano composta de vinte e um alunos, onde a rotina dos alunos muda diariamente, eles têm educação física, artes, gincanas, dentre as matérias habituais como: português, matemática, ciências, história, geografia e assim por diante, dando a eles um prazer maior em estar na escola reduzindo muito a freqüência de faltas e evasão.
A relação professor-aluno é muito boa e saudável, a forma que a professora se dirige a seus alunos é uma lição de paciência, com muito respeito; poucas vezes a ouvi gritar e assim, eles a tratam da mesma forma, e como eu passei muito tempo dentro da sala, acho pouco provável ter me enganado a respeito dela. Seus alunos são muito educados e esforçados e demonstram ter um amor incondicional por ela, isso nada mais é, que frutos de um trabalho bem feito com amor e compromisso.
...