ESTADO E ECONOMIA
Dissertações: ESTADO E ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacalulu • 28/4/2014 • 311 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
ESTADO E ECONOMIA
Com base no texto complementar “Economia e finanças públicas em democracia” responda as questões abaixo.
1) Diferencie as análises positiva e normativa desenvolvidas no âmbito das políticas públicas? Cite exemplos.
A POSITIVA mede e avalia as conseqüências, em certas variáveis - objetivo, de alterações em uma ou mais variáveis instrumentais ou estruturais, interpreta a economia como ela é realmente, sendo, assim, descritiva. O economista comporta-se como um cientista. A NORMATIVA produz juízo de valor, quer acerca da situação atual de uma sociedade, quer acerca de adoção de um política pública e valoração das suas conseqüências previsíveis, interpreta a economia como ela deveria ser, sendo, assim, prescritiva. O economista é um político.
Exemplos:
Leis que obrigam o pagamento de salário mínimo podem causar desemprego. (positiva)
O governo deveria aumentar o salário mínimo.(normativa)
2)Quais são os três critérios normativos? Explique cada um deles.
Eficiência - O Fazer corretamente um processo, com qualidade, em curto prazo e com o menor numero de erros.
Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
Liberdade - uma menor interferência do Estado relativamente a outras opções de aquisição.
3)Quais as funções do setor público? Explique cada uma delas.
Alocação – É a atividade do setor público que tem o objetivo de contribuir para alocação eficiente de recursos na economia.
Distribuição – Fazer a distribuição de rendimentos e riqueza na sociedade.
Estabilização – Busca o crescimento sustentado da economia, para níveis de emprego elevados, estabilidade de preços e equilíbrio das contas externas.
4)Quais os motivos levam a intervenção do Estado na economia. Exemplifique.
A busca por uma sociedade justa com igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, como por exemplo, a igualdade de acesso a bens. O Estado busca corrigir as falhas do mercado, no sentido de estimular e de assegurar a eficiência, de corrigir a distribuição do rendimento e, promover o crescimento e a estabilidade econômica.
...