TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ATOMICA E LIGAÇÕES INTERATÔMICAS

Casos: ESTRUTURA ATOMICA E LIGAÇÕES INTERATÔMICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 11

ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES INTERATÔMICA

ESTRUTURA ATÔMICA

MODELOS ATÔMICOS

São teorias baseadas na experimentação feitas por cientistas para explicar como é o átomo. Muitos cientistas desenvolveram suas teorias.Com o passar do tempo os modelos foram evoluindo até chegar ao modelo atual.

MODELO DE JOHN DALTON (1803)

Na teoria de John Dalton os átomos eram a menor partícula da matéria, São esferas rígidas e indivisíveis. “E que cada substância simples era formada por um único tipo de “átomo simples” e substância composta formada por ‘átomo composto” e ainda que todos átomos de uma substância são idênticos no tamanho ,forma, massa e demais propriedades ,Átomo de substância diferente possuem tamanho, forma, massa e propriedades diferentes.

MODELO DE JOSEPH JHON THOMSON (1904)

Foi o descobrimento da carga elétrica que seria o princípio do modelo atômico de Thomson. Os átomos eram formados de pequenas partículas carregadas negativamente (elétrons) e “Semelhante a um pudim de passas”.

Esse modelo explica alguns fenômenos como a corrente elétrica, eletrização por atrito, formação de íons e as descargas elétricas em gases.

MODELO DE ERNEST RUTHERFORD (1911)

Rutherford realizou uma experiência, Pegou um pedaço de metal polônio (Po) e colocou em uma caixa de chumbo com um pequeno orifício. As partículas alfa atravessaram outras placas de chumbo através de um orifício no seu centro e que ainda atravessaram uma lâmina muito fina de ouro (Au). Depois adaptou um anteparo móvel com sulfeto de zinco (fluorescente) para registrar o caminho percorrido pelas partículas e observou que a maioria das partículas alfa atravessava a lâmina de ouro e apenas algumas desviavam.

A partir daí concluiu que o átomo não era uma esfera positiva com elétrons mergulhada nessa esfera.

Depois do descobrimento da carga negativa (os elétrons),descobriu também as cargas positivas (0s prótons).Daí o surgimento do modelo de Rutherford que é o modelo que usamos para explicar o átomo. Esse modelo era semelhante Ao “sistema solar”. Porém, esse modelo ainda teve outra falha. Se o átomo tem carga positiva e negativa porque não se atraem? Outro cientista chamado de James Chadwick confirmou a existência do nêutron no núcleo do átomo, uma partícula semelhante a do próton com carga neutra.

Esse modelo divide o átomo em duas partes distintas que são o núcleo (prótons e neutros) e a eletrosfera (onde ficam os elétrons).

O estudo da matéria parte do princípio da divisão do átomo em subpartículas atômicas: Os prótons, nêutrons e elétrons. E ainda se aprofunda a partir da massa (prótons mais neutros) e das cargas (elétrons) dessas partículas , chamadas de partes fundamentais da matéria.

1 1 0

p n é

1 0 -1

Em um átono por definição é sempre eletricamente nêutron, mesmo que dentro dele existe carga positiva (prótons) e negativa (elétrons).Por isso sempre em um átomo o número de prótons é igual ao de número de elétrons, caso contrário, se houver um desequilíbrio em um átomo ele se transforma em íon positivo (chamado de cátion) ou íon negativo (chamado de ânion).

Átomo: p=e :Eletricamente nêutron

Íon: p ≠e :Desequilíbrio

NÚMERO ATÔMICO E NÚMERO DE MASSA

Um átomo tem ainda número atômico (Z) maiúsculo do lado esquerdo inferior do átomo e o numero de massa (A) também maiúsculo do lado esquerdo superior do mesmo. Sendo o número atômico igual ao número de prótons (p) e o número de massa é igual à soma do número de protos mais o número de nêutrons.

O número atômico (Z) é o que diferencia um átomo de outro, ou seja, não existe átomo com mesmo número atômico.

O nêutron tem a função de evitar um desmoronamento no núcleo do átomo.

O número de massa, por sua vez é maior do que o atômico por ser a soma dos prótons mais nêutrons e por ser um átomo e não um íon, o número de elétrons é igual ao de prótons. Então:

MODELO DE ATÔMICO DE RUTHERFORD – BOHR (1913)

TEORIA DE NIELS BOHR

Foi o aperfeiçoamento do modelo de Rutherford.

Átomos descontínuos com a eletrosfera (coroa) divididos em níveis de energias crescentes a partir do núcleo (átomos descrevem órbitas circulares).

A grande questão era saber como os elétrons se movimentavam ao redor do núcleo e foram estabelecidos por Bohr os seguintes postulados:

1- Estabeleceu que os átomos possuem regiões específicas disponíveis para acomodar seus elétrons.

2- Para Bohr os elétrons movem-se em orbitais circulares (comparado ao sistema solar) em torno do núcleo do átomo.

3- Quando um elétron passa de uma órbita para outra emite ou absorve um quantum de energia (cada elétron tem uma quantidade de energia).

4- E quanto mais afastado do núcleo o elétron tem maior quantidade de energia.

5- E ainda que quando um elétron absorve energia, salta para uma órbita mais energética e quando o mesmo elétron retorna a sua órbita original, libera a mesma quantidade de energia em forma de ondas eletromagnéticas (luz).

6- Bohr organizou os elétrons em camadas ou níveis de energia onde cada camada possui

um nome e deve ter um número máximo de elétron, camada de K 2,L 8,M 18,N 32,O 32,P 18 8 e Q 2.

MOEDLO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com