ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Projeto de pesquisa: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tatianahorta • 13/5/2014 • Projeto de pesquisa • 926 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
1 DESENVOLVIMENTO
QUESTÃO 01 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
As organizações burocráticas têm como características regras e regulamentos, excesso de formalidade e de geração de papéis, resistência a mudanças, rígida hierarquização de autoridade, formalidade nas comunicações, entre outras.
As empresas que utilizam desta técnica acreditam que, mantendo os empregados sob normas, como cumprimento de horários, tem-se um alcance mais eficiente do objetivo.
Já empresas como o Google e a IBM, acreditam que, se o funcionário tiver liberdade para trabalhar, como horários flexíveis, este profissional desempenhará com mais eficiência o seu papel e os resultados serão cada vez melhores.
Na Administração, este tipo de organização é chamado de Organização de Estrutura sem Fronteiras (Jack Wilck, GE), onde as fronteiras são eliminadas, as cadeiras de comando e as equipes são autônomas.
Estudos indicam que trabalhos ligados à tecnologia de Software tendem a dar mais certo desta forma, pois estes profissionais têm como característica a informalidade. Eles precisam estar em um ambiente em que se sintam à vontade para poder criar, diferente da burocracia, onde os profissionais fazem as mesmas coisas o tempo todo e todos os dias, cumprem os mesmos horários e no mesmo local.
QUESTÃO 02 - MODELOS DE GESTÃO
Empresas como o Google e o Facebook utilizam modelos de gestão bem diferenciados das demais empresas “clássicas“ que encontramos no mercado hoje. Diferenças como a busca por profissionais capacitados e não necessariamente com experiência, pessoas de várias partes do mundo, com culturas diferentes, idiomas diferentes. Eles buscam o que o profissional tem de melhor para oferecer, sem se preocupar de onde ele veio ou onde ele já trabalhou e por quanto tempo.
Nestas empresas, os gestores procuram aproveitar o máximo que o profissional tem a oferecer e não dar a ele uma determinada função e exigir que ele faça aquilo da maneira que lhe foi imposta, somente.
O Google e o Facebook apostam na criatividade dos seus funcionários, dando-lhes liberdade para executar as tarefas e até mesmo para discutirem o que acham melhor para o projeto.
QUESTÃO 03 - RECURSOS ARGUMENTATIVOS
Recursos argumentativos são utilizados para dar credibilidade ao texto apresentado. O uso destes recursos nos trechos foram: nas letras “a” , “b”, “c” e “d”, dados estatísticos, citação de empresas de renome e comparação entre dois países. Já nos trechos “d” e “e”, o autor fez o uso do discurso direto, dando também credibilidade e se isentando de qualquer responsabilidade sobre o enunciado.
O uso de dados estatísticos e citação de empresas dão credibilidade ao texto, pois mostram que, o que está sendo dito pode ser comprovado e estas empresas atuam no mercado, assim sabem o que dizem.
QUESTÃO 04 – AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER UM FREELANCER
Freelancers são profissionais que atuam de forma independente, criando seus projetos e atendendo as necessidades dos clientes.
Este tipo de serviço vem crescendo muito nos últimos tempos, cada vez mais as empresas buscam por profissionais temporários, também assim chamados, para atender a uma demanda que não é fixa da empresa. Ser um freelancer, no entanto, requer muita dedicação, e quem pensa que é fácil está enganado. O profissional encontra várias dificuldades ao longo do caminho tais como, a legalização da prestação do serviço em alguns países e a alta carga de impostos em outros. Tem-se a desvantagem de não ter benefícios como os outros profissionais por não ter a carteira assinada (FGTS, Férias etc). Por outro lado, há também muitas vantagens, como a flexibilidade de horários, que não significa não ter horário. O profissional de freelancer deve ser autodidata, ter dedicação e responsabilidade.
...