EVOLUCAO DAS LOGO MARCAS
Pesquisas Acadêmicas: EVOLUCAO DAS LOGO MARCAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tjfama • 24/9/2013 • 2.602 Palavras (11 Páginas) • 578 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAUBATÉ – FATEC TAUBATÉ
A EVOLUÇÃO DOS LOGOTIPOS
Taubaté – SP
2013
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 02
2 A EVOLUÇÃO DOS LOGOTIPOS ................................................................................ 02
2.1 FIAT ..................................................................................................................... 02
2.2 GENERAL MOTORS (GM) .............................................................................. 03
2.3 VOLKSWAGEN ................................................................................................. 04
2.4 HYUNDAI ............................................................................................................ 05
2.5 TOYOTA .............................................................................................................. 06
3 CONCLUSÃO .................................................................................................................... 09
4 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................ 10
1 INTRODUÇÃO
No ambiente empresarial a competitividade vem se intensificando significativamente ao longo dos anos. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar o grande número de concorrentes inseridas no mercado automobilístico e as transformações que ocorrem rapidamente em todo mundo.
Atualmente ser competitivo é fundamental para as organizações sobreviverem no mundo globalizado.
2 A EVOLUÇÃO DOS LOGOTIPOS
2.1 FIAT
A imagem FIAT há muito tempo está ligada a carros pequenos, econômicos e eficientes, porém sem deixar de lado o designer moderno, agressivo e a tecnologia de ponta. Quer seja na Itália ou no Brasil, seus automóveis são sinônimos de economia, versatilidade e modernidade.
Os primeiros logotipos da montadora, assim como a maioria dos símbolos na época, eram cheios de detalhes e funcionavam mais como brasões. A letra “A” peculiar dos primeiros símbolos permanece praticamente intacta até os dias de hoje no logotipo da marca.
Ao fazer uma retrospectiva dos principais fatos que marcaram a história da marca no Brasil, o presidente da Fiat na América Latina, C. Belini destaca que a inovação e a antecipação de tendências no mercado automobilístico sempre caracterizaram a empresa. Desde a sua instalação em Minas Gerais, a Fiat sempre foi arrojada, com a superação de grandes desafios, idéias e soluções transformadoras, produtos revolucionários e principalmente uma forte e sólida empatia com a sociedade brasileira.
Desde o Fiat 147, seus modelos tornaram-se referências em seus segmentos, tendo como principais ícones o Fiat Uno, que chegou em 1984, e o Fiat Palio, o primeiro carro mundial lançado no Brasil, em 1996. A partir destas plataformas, a Fiat criou duas grandes famílias de sucesso, formando uma gama de produtos plenamente adaptada aos principais segmentos do mercado brasileiro. No topo da gama, estão às versões T-Jet do Punto e do Linea, únicos modelos do mercado brasileiro equipados de série com motores turbo, inovação que a Fiat trouxe ao país ainda em 1994, com o Uno Turbo.
2.2 GENERAL MOTORS (GM)
A Chevrolet (marca da General Motors ou GM), que no dia 3 de novembro de 2011 completa um século de existência, construiu, ao longo dos últimos 100 anos, duas belas histórias, uma no mundo dos automóveis e outra no mundo das marcas.
A Chevrolet e sua conhecida gravata evoluíram com o passar dos anos, tornando-se uma empresa reconhecida mundialmente, não somente por fabricar automóveis de alta qualidade, mas por lançar sonhos e construir mitos (sempre mantendo a imagem de tecnologia e modernidade).
O famoso logotipo da CHEVROLET, conhecido como “BOWTIE” (Gravata Borboleta) apareceu pela primeira vez nos carros da montadora em 1914. Dos anos 70 a 2000, a marca utilizou uma série de cores e tipos de gravata para, estrategicamente, classificar suas famílias de veículos: Azul sólido (para carros de passageiro, exceto o modelo Cavalier, cuja logomarca era vazada com a borda azul), Borda vermelha (para veículos de alto desempenho, nasceu na Fórmula Indy) e Vermelha (sinônimo de velocidade).
Em janeiro de 1992 foi lançado no Brasil o famoso serviço de assistência ao proprietário chamado CHEVROLET ROAD SERVICE. Durante 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano (inclusive sábados, domingos e feriados), o cliente passa a contar com atendimento exclusivo em casos de pane ou acidente.
No início do novo milênio, em 2003, a GM começou uma renovação visual no famoso símbolo, que passou a adotar a cor dourada ao invés da tradicional azul. A primeira geração da gravata dourada já seguia o padrão de “efeito jóia”, dando uma aparência de maior brilho à logomarca, que remetia à imagem de valor, qualidade e robustez a toda uma família de veículos. Hoje, a imponente gravata dourada da CHEVROLET estampa a grade frontal de todos os veículos da marca. Ela foi a primeira marca do país a oferecer ao consumidor toda sua linha nacional de veículos equipada com a tecnologia Flexpower, que permite a utilização tanto de gasolina como álcool.
Atualmente a CHEVROLET, que comercializa mais de 30 modelos de automóveis em diferentes segmentos (entre os quais veículos familiares, peruas, esportivos e utilitários esportivos), está presente em mais de 130 países do mundo inteiro. A CHEVROLET é a marca de maior faturamento e valor dentro da GM. Em 2010, a marca vendeu mais de 4.2 milhões de automóveis (uma unidade comercializada a cada 7.4 segundos no mundo), o que faz da CHEVROLET a quinta maior marca do mundo no segmento automotivo. Além de Estados Unidos e Canadá, Brasil, Rússia, Índia e China, são importantes mercados para a marca americana.
Marcos
...