Educação Ambiental
Monografias: Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatrizcezario • 26/9/2013 • 805 Palavras (4 Páginas) • 298 Visualizações
1 Introdução
A Ong Guardiões do Mar foi criada dia 19 de março de 1998 por Pedro Belga e tem como objetivo desenvolver projetos socioambientais e educação ambiental com ações de conscientização e melhoria de renda familiar de comunidades carentes.
A iniciativa partiu de professores e estudantes de biologia ao perceberem a falta de conhecimento sobre áreas básicas do meio ambiente em Niterói e São Gonçalo. Seu grande desafio era levar a ideia de como preservar, reutilizar e reduzir aos alunos das redes públicas e privadas de forma criativa. Diante disso, os estudantes promoveram exposições didáticas tirando das salas de aula o peso de levar todos esses conhecimentos aos alunos, deixando de forma prática, produtiva e interessante aprender.
Hoje, a Guardiões do Mar atua por meio de projetos, sendo os mais conhecidos e efetivos o Projeto Rede Leste e CataSonhos que ajudaram a economizar 2,5 milhões de kW de energia e deixaram de cortar 28.129 árvores através da reciclagem em municípios como Itaboraí, São Gonçalo, Magé, Niterói, etc.
2 PROJETO CATASONHOS
2.1 O que é?
É um projeto da Ong Guadiões do Mar que começou em 2011, patrocinado pela Petrobrás com proposta de fortalecer a coleta e a comercialização de material reciclado e de óleo vegetal usado.
2.2 Objetivo
O projeto CataSonhos tem como objetivo preservar e proteger os ecossistemas naturais usando estratégias que levam ao desenvolvimento sustentável, tratando o homem, como principal componente do meio. Visa também a maior geração de renda e trabalho com a venda dos recicláveis em escala.
2.3 Público Alvo
São as comunidades menos favorecidas de regiões costeiras como Duque de Caxias, Rio de Janeiro (Brás de Pina e Centro), Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios.
2.4 Fonte de Custeio
O CataSonhos recebe o patrocínio da Petrobrás, Fundação Banco do Brasil e BNDES. Além disso, a Guardiões do Mar desenvolveu uma linha de atuação baseada na instituição de grupos em associativismo e cooperativismo. Os produtos confeccionados por esses empreendimentos (cooperativas) e comercializados são oriundos de comunidades diversas. Estes produtos concentram conceitos ambientais e sociais, promovendo assim o Desenvolvimento sustentável. No tocante ao reaproveitamento as principais cooperativas apoiadas por esta gestão (com ou sem incubação) foram a Manguezarte Arte e Cultura, Modelarte – Ateliê Mulheres das Pedrinhas e Mulheres de Fibra (em São Gonçalo), e Mulheres Arteiras (em Niterói). Estas cooperativas possuem produção própria ou agregam valor às peças oriundas de outras comunidades, fazendo com que um único produto gere renda para ao menos dois grupos ou comunidades diferentes.
3 MÉTODOS E PROJETOS EFETIVOS DA ONG GUARDIÕES DO MAR
Seus grandes projetos são a Rede Leste e Rede Cata Sonhos, patrocinados pela Petrobrás, que abrange Duque de Caxias, Rio de Janeiro (Brás de Pina e Centro), Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Tendo em vista que, trabalham com conceitos de cooperação e associação, promovem o desenvolvimento sustentável
...