Educação Ambiental
Trabalho Universitário: Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiula44 • 31/3/2014 • 6.919 Palavras (28 Páginas) • 275 Visualizações
SUMÁRIO
1 relatório das observações realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental.....................................................................................3
1.1 Ensino de Oito ou de nove anos.........................................................................3
2 projeto de intervenção.............................................................................8
2.1 Dados de Identificação......................................................................................8
2.2 Cronograma: 12 horas.......................................................................................8
2.3 Plano de Aula 1...................................................................................................8
2.4 Plano de Aula 2.................................................................................................11
2.5 Plano de Aula 3.................................................................................................12
3 relato da intervençãO...............................................................................13
4 MOSTRA DE ESTÁGIO .......................................................................................14
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................15
referências......................................................................................................16
ANEXOS................................................................................................................. 17
1 relatório das observações realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental.
A questão ambiental e a escassez crescente de recursos naturais cada vez mais tem recebido atenção de todos os segmentos sociais. É impossível falar-se de cidadania sem que se pense no papel da escola enquanto segmento formativo.
O tema ambiente traz a discussão a respeito da relação entre os problemas ambientais decorrentes dos fatores econômicos, políticos, sociais e históricos. São situações que apontam a necessidade de reconstrução homem-natureza, a fim de conscientizar, que o homem não é senhor da natureza, visto que é necessário entender e respeitar essa relação de interdependência entre os organismos vivos, algo que só se torna possível quando se trabalha para a formação do cidadão.
Sendo o ser humano, um ser que está inserido em um determinado meio social, o ambiente passa a ser sua responsabilidade, pois a preservação do meio passa a ser automaticamente a preservação de sua própria vida, de sua existência.
Nesta perspectiva, a intervenção tem o objetivo de sensibilizar a criança para as questões ambientais.
1.1 Ensino de Oito ou de nove anos
OBSERVAÇÃO 1ª. SÉRIE – DENISE DO PRADO WILVERT
A primeira turma observada foi uma turma de primeiro ano (turma que inicia o ciclo do ensino fundamental de nove anos e que tem sido motivo das mais variadas discussões).
A turma é composta por dezenove alunos, onde dezesseis deles moram com os pais, dois com a mãe e um com o pai. Dessas famílias, percebe-se que todas as mães trabalham fora, tendo assim que integrar uma rotina onde se dividem os cuidados com a família e com o trabalho.
A escola, em conversas com a professora é apontada como boa, porém precisaria se organizar melhor no que diz respeito à biblioteca e sua utilização, já que o atendimento desse segmento é precário.
De forma geral, é uma turma que mostra bastante motivada a aprender, já que são muito curiosos. A professora, em relato, diz sentir-se despreparada para o trabalho, porém se mostra interessada e corre atrás de informações que possam melhorar seu desempenho.
Como metodologia, pode ser observado que a professora procura o tempo todo iniciar seu trabalho com alguma motivação (no caso dia em questão foi trazido uma história que abri possibilidades de exploração oral e de letramento), além é claro da realização de muitas rodas de conversa e diálogos que possam encorajar a criança a se envolver.
Nesse sentido, o erro passa a ser parte do processo de desenvolvimento da criança, já que através dele o professor pode testar suas hipóteses, buscando respostas para as questões que não encontram ainda esclarecidas.
O respeito à criança e aos seus sentimentos é outras situação que foi vivida em sala de aula nesse período. Diante de uma situação na qual a criança estava nervosa, a professora buscou compreender e auxiliar na resolução do problema, tentando assim minimizar seus impactos com relação à criança.
Neste contexto, a professora passa a ser parceira de seus alunos ao mesmo tempo em que media os conhecimentos. A aprendizagem assim, se torna algo significativa e prazerosa, permitindo que os conceitos sejam apropriados à idade da criança, respondendo às suas necessidades. Os conteúdos aplicados: Folclore, Escritas de números, Meio Ambiente e Dia da Árvore.
OBSERVAÇÃO – 2ª. SÉRIE – DALVA IMME DA SILVA
Procurando compreender como tem sido a continuidade do ensino fundamental de nove anos, é que a segunda a turma a ser observada foi a segunda série, ou seja, o segundo ano.
Conforme orientações legais, essa é uma turma na qual o processo de alfabetização deve continuar a acontecer, sendo uma segunda etapa de um processo que se iniciou no ano anterior.
Dessa forma, não foi surpresa ao observar-se que aqui nessa turma o processo de alfabetização ganha corpo e se torna mais elaborado. Aqui toda a função do trabalho é permitir que a criança explore suas hipóteses de leitura e escrita, podendo confirmá-la ou reelaborá-la a partir da convivência com o grupo. Dessa ótica, o trabalho do ensino de fundamental de nove anos de certa forma se justifica e permite compreender claramente o que se espera dele em longo prazo.
Entretanto, não é porque o trabalho de alfabetização se torna sistematizado que a ludicidade e o prazer ficam de fora. Pelo contrário,
...