Educação Ambiental
Ensaios: Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PRISCILAJUNIOR • 26/10/2014 • 326 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Educação Ambiental: um importante papel da família
A ideia central dois enfoca a conscientização acerca da preservação ambiental
que se encontra bastante difundida na atualidade. Em meio às agressões antrópicas e à percepção da finitude dos recursos naturais e sua gradativa e perigosa depleção surgiu à necessidade de se instituir o desenvolvimento econômico protegendo o ambiente, daí originou-se as discussões sobre sustentabilidade ambiental.
Desenvolvimento Sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades do presente
sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”. Busca-se o crescimento do país sem danos à natureza e a igualdade entre gerações. Essa igualdade significa que cada geração deve ter o mesmo bem-estar, ou a mesma igualdade de oportunidades, que as demais.
Assim, políticas públicas devem ser efetivadas no intuito de tornar igualitário o
acesso ao ambiente uma vez que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza.
O desenvolvimento sustentável deve estar, também, aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.
É fundamental essa educação ambiental, pois, responsabilizará o educando para o resto de sua vida.
O art. 225 da nossa Carta Magna assevera que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as gerações presentes e futuras.
...