Educação E Cidadania
Dissertações: Educação E Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yluisantos • 28/3/2015 • 366 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Questão 1 : CIDADANIA ATIVA OU NOVA CIDADANIA
A dinâmica social que visa a ampliação da democracia mediante a inclusão de novos sujeitos sociais tem-se constituído pela invenção de novos direitos, bem como o “direito a ter direitos”. Na medida em que a luta por direitos vem transformando, cada vez mais, necessidades e carências em prerrogativas da cidadania, esta passa a constituir-se no processo participativo no qual os sujeitos sociais tomam parte das decisões sobre os rumos das políticas públicas destinadas ao atendimento efetivo das necessidades da população.
Considerando o exposto e com base no estudo dos temas apresentados nas aulas do módulo e outras leituras:
a) Escreva, na perspectiva da nova cidadania, um texto dissertativo sobre a cidadania dos sujeitos sociais que promovem as manifestações recentes que têm tomado às ruas do nosso país,
Na nova cidadania a perspectiva dos sujeitos é lutar pelos seus direitos e deveres e pela a igualdade na sociedade, ou seja, vem lutando pelo autoritarismo e direito de ter direito. A nova cidadania ocasionou a liberdade de expressão, formando cidadãos ativados e críticos. Os sujeitos foram às ruas com o intuito de melhorias e com esperança de mudanças na politica publica do país, querendo uma sociedade igualitária e socialista onde toda a sociedade possa viver dignamente, livre e longe de toda escravidão e humilhação. Essa mobilização, em uma sociedade democrática precisa ser reconhecida pelo governo, estado e município e assim atender as minorias que estão vivendo em um estado de desigualdade social.
b) Escreva sobre a necessidade de mudança da situação atual das principais políticas públicas reivindicadas nessas manifestações.
Muitas coisas precisam e devem mudar no país, pois, os cidadãos estão vivendo um caos com a saúde publica educação, violência, segurança, tarifas e muitos outros fatores que estão prejudicando a vida e a sociedade. Através das reivindicações o governo tem atendido alguns pedidos o aumento de tarifas, por exemplos, em alguns estados já foram atendido. Cabe a todos nós, cidadãos continuar decretando do governo e dos poderes instituídos uma forma democrática participativa de administrar, onde cidadãos sejam não apenas ouvintes, mas que tenham a esperança de participar nas decisões naquilo que diz respeito à sua vida como a educação, segurança, saúde, etc.
...