Educação Eletrônica
Seminário: Educação Eletrônica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jouwtrumundo • 24/4/2014 • Seminário • 534 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Estamos vivenciando nas últimas décadas a sociedade mundial sofrendo um intenso processo de modificações no campo econômico cultural e sócio político, decorrência do avanço cientifico e tecnológico, assim denominado de Terceira Revolução industrial, gerando transformações no processo produtivo do trabalho.
A importância que adquirem nessa nova realidade mundial, a ciência e a inovação tecnológica tem levado os estudiosos a dominar a sociedade atual de “sociedade do conhecimento”, de sociedade “técnico-internacional” ou ainda de “sociedade tecnológica”, o que significa que o conhecimento, o saber e a ciência assumam um papel muito mais destacado do que anteriormente.
As atuais exigências impulsionadas pelas alterações políticas, econômicas e tecnológicas, provocadas principalmente pela globalização, afetam diretamente a educação. E sendo a escola o principal responsável pela construção sócio-educacional de um cidadão contextualizado, faz-se necessária a abordagem da importância da escola na construção social do homem, é o que afirmam LIMA e MOITA:
“A tecnologia na educação certamente dá oportunidades para novas práticas pedagógicas, apontando paradigmas capazes de responder com mais intensidade às novas exigências de transformação social, podendo ajudar a repensar os papéis da escola, do professor e do aluno.”(p.1)
Levando em consideração que a escola ainda detém os meios de educação formais e atua diretamente com sujeitos, será ela nosso locus para aplicação do projeto, tendo como mecanismo de apoio metodológico a informática e seus recursos tecnológicos. Pois a importância de conhecermos a nova realidade mundial emergente também nos impulsiona ao conhecimento tecnológico, ou seja, estamos inseridos em uma sociedade técnico-interacional, o que significa que o conhecimento o saber, a ciência e as relações interpessoais assumam um papel muito mais destacado.
Sendo assim, o uso de computador é essencial, pelo fato da máquina ser um mediador para a criação das situações-problemas, podendo interagir com o grupo, ao momento em que este tome qualquer tipo de decisão ou escolha.
Há uma necessidade de que o professor atue como um mediador na aprendizagem do aluno no que tange ao ensino interdisciplinar, visto que, a capacidade de inter-relacionar conteúdos de diversas disciplinas auxilia na maior capacidade do indivíduo em solucionar os problemas que podem ocorrer no cotidiano.
É de suma importância que a questão a ser pesquisada surja a partir de dúvidas e questionamentos do aluno, e não imposta pelo professor. Verifica-se que nesta inversão de papéis, a aprendizagem se torna muito mais significativa, a partir do momento em que se percebe a necessidade de pensar para expressar suas próprias dúvidas. Conseguindo formular com clareza um problema, a ser resolvido, o indivíduo começa a aprender a definir as direções de sua atividade. Neste sentido ALMEIDA ratifica:
“O professor questiona os alunos e promove a sua fala para que eles se sintam livres para explicar o seu pensamento, descrever a sua questão, refletir sobre suas hipóteses, (...), as alternativas de solução, as estratégias abordadas, as dificuldades enfrentadas, as novas descobertas, etc.” (1997, p. 11)
O projeto da construção social do homem é uma ação fundamental
...