Educação Fisica Escolar
Artigos Científicos: Educação Fisica Escolar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anieleschleder • 1/12/2013 • 646 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO EDUCACIONAL
A educação física foi sempre modificada de acordo com o momento político que o país vivia. Em 1936, inicio a educação física higienista, que se preocupava com os hábitos de higiene e saúde, buscando homens e mulheres fortes e sadios.
Já a ed. física militarista, em 1930-1945, além dos hábitos de higiene, selecionava os indivíduos perfeitos fisicamente, excluindo os fracos, pois seus objetivos eram preparam os jovens para guerra.
A ed. física pedagogicista (1945-1964), tratava da educação física voltada para o movimento, sem envolvimento com a política. Em 1961, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde a ed. física tornou-se obrigatória nos ensinos primário e médio.
Após 1964, a ed. física voltou-se ao tecnicismo, era o culto ao atleta e o esporte espetáculo, e sem envolver-se aos aspectos políticos. E passou a ser amparada pela lei 5.692/71, onde a educação física passa a ser uma atividade prática voltada para o aspecto técnico e físico do aluno.
Em 1971 o decreto 69.450/71, especifico para a ed. física, vem com objetivo de aprimorar a aptidão física dos alunos, onde prevalece a desempenho motor do aluno.
A última tendência é a popular, que tem como objetivo a ludicidade e a cooperação entre os trabalhadores.
A ed. física aos olhos de Libâneo (in Ghiraldelli 1989, p.14), deve buscar
...ao invés de condicionamento à ordem social, a formação de alunos críticos e participativos; ao invés do adestramento físico, a compreensão e o uso sadio do corpo; ao invés do esporte-espetáculo e ufanista, o esporte educativo; ao invés da disciplina imposta e da repetição mecânica, de ordens do professor, o autodomínio, a formação do caráter, a auto-valorização da atividade física; ao invés do corpo-instrumento, o corpo como ser sócia.
Libâneo em suas sábias palavras faz a comparação da educação física para o ser humano em todas as suas dimensões e da ed. física para o ser objeto
A partir da década de 1980 inicia a preocupação sobre os verdadeiros objetivos da educação física, quais seus valores, qual é a sua identidade, a justificativa de si mesma, Medina(19890). A partir daí a ed. física passar a dar importância as series iniciais, da pré-escola à 4º série, buscando o desenvolvimento psicomotor. Apontando novas tendências, vendo o aluno como um ser humano integral em todas as suas dimensões.
Em 1996, a nova lei 9.394/96, indica a educação como um meio necessário para o desenvolvimento da condição social, e delega responsabilidades aos Conselhos Estaduais de educação, as escolas e aos professores. O MEC lança os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), para orientar o direcionamento da educação no país. (Brasil 1997, p.27-28) “oportunidade aos alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos”.
Souza e Vago (1997, p.140)
...nem domadora de corpos humanos, nem produtora de uma raça forte energética; nem celeiros de atletas; nem promotora de uma saúde estritamente biológica. Pensamos em uma educação física que não está preocupada em produzir “corpos esculturais”,
...