Educação Inclusiva
Dissertações: Educação Inclusiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoelanalin • 21/3/2014 • 8.061 Palavras (33 Páginas) • 364 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CELER FACULDADES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
ROSELENE BENVEGNÚ BALBINOT
SÃO DOMINGOS DO SUL, RS – 2011
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CELER FACULDADES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
ROSELENE BENVEGNÚ BALBINOT
Monografia apresentada como requisito para obtenção do Título de Especialista em Educação, através do Curso de Pós Graduação “Lato sensu” em Psicopedagogia pela Celer Faculdades sob orientação do Professor: Elirio Soliman
São Domingos do Sul, RS – 2011
Dedico este trabalho a meu marido Vilson pelo apoio, carinho e compreensão.
A meu orientador Prof. Elírio Soliman pelo constante apoio, orientação e incentivo.
A todos os professores que compuseram o cenário desta história.
Às minhas colegas pela amizade e carinho.
E a meus alunos por serem a razão especial de toda minha caminhada educacional.
RESUMO
Ao incluir alunos portadores de necessidades especiais em escolas de ensino regular, dando prioridade à educação, o Brasil começa a colocar em prática os compromissos e a própria legislação, garantindo ao aluno nessas condições o direito ao exercício pleno da cidadania. Ao longo de séculos de abandono e anos de atenção parcial, o aluno portador de necessidades especiais precisa tomar conhecimento e usufruir das oportunidades que se abrem e que podem levá-lo a um futuro novo e promissor. É deste modo que todo o cidadão deve ser visto como verdadeiro ser humano, mesmo sendo portador de necessidades especiais. Diante desta lógica e tentando entender como vem sendo conduzido o processo de inclusão nas escolas da rede pública este é o motivo pelo qual se desenvolverá este estudo.
Palavras-chave: Inclusão; Educação; Escola.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 HISTÓRICO DA INCLUSÃO 7
1.1 PENSANDO A INCLUSÃO NA ESCOLA 10
1.2 AÇÕES NO ÂMBITO DA INCLUSÃO 12
2 PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E SUA INCLUSÃO NO ENSINO PÚBLICO 16
2.1 FORMAÇÃO INCLUSIVA 19
2.2 A ESCOLA ESPECIAL 20
3 OS DIREITOS NA DIVERSIDADE 23
CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERÊNCIAS 30
INTRODUÇÃO
As escolas do ensino regular da rede pública devem oferecer todas as oportunidades possíveis para que, nos espaços educacionais, o aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente. Assim, ele pode trazer conteúdos de sua própria experiência, segundo seus desejos, necessidades e capacidades.
O acesso educacional é um dos fatores essenciais para o desenvolvimento das potencialidades e formação integral de qualquer ser humano. Todo ser humano tem direto a frequentar as escolas, pois é através delas que se adquirem os principais meios para interagir no contexto social em que está inserido. Em momento algum alguém deve ser ou se sentir excluído. Por mais simples que esta inclusão social pareça, ela encontra sérias barreiras, principalmente quando nos deparamos com pessoas portadoras de necessidades especiais.
Sabe-se que a educação regular é uma máquina de excluir os diferentes. O atual movimento da inclusão educacional possibilita que estes alunos sejam incluídos nas escolas regulares e usufruam dos benefícios de uma educação de qualidade.
Diante dos grandes desafios da atualidade, enfrentados pelos professores, especialmente os que atuam nos anos iniciais, destaca-se a necessidade de incluir os alunos com necessidades especiais. A educação a educação desses alunos é tema emergente na sociedade atual. Governo e organizações vêm somando esforços no sentido de ampliar o conhecimento sobre o assunto, podendo assim melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, de modo que possam enfrentar, com êxito, as barreiras encontradas.
É necessário que se tenha professor com formação específica para atuar na sala de aula com esses alunos portadores d necessidades especiais. Pois este trabalho deve ocorrer de forma que se faça com que os mesmos passem pelo processo de inclusão no contexto educacional e participem com igualdade nas classes escolares regulares, deixando de sofrer discriminação e exclusão. Somente assim a criança passa a ser tratada e vista como ser humano com os mesmos direitos das demais. Já que a educação e a informação ocupam papel importante na formação de uma sociedade inclusiva, pergunta-se de que forma o processo educacional possui o poder de inclusão dos portadores de necessidades especiais, na rede regular de ensino?
Buscando
...