Educação Inclusiva
Artigo: Educação Inclusiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 584896 • 26/3/2014 • 841 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
Notas: 1
(Cesgranrio, 2009) A partir da política de universalização da Educação Básica, ganhou força no plano internacional a proposta de inclusão escolar. Uma consigna, então, surgiu no início da década de noventa: educação inclusiva.
Assinale a alternativa que melhor define a educação inclusiva.
Escolher uma resposta.
a. A proposta de educação inclusiva, por si só, enseja mudanças na vida da pessoa com necessidades educacionais especiais e garante a sua posterior inclusão social e no mercado de trabalho.
b. Educação inclusiva significa que todos os alunos, independentemente de suas condições sociais, culturais e físicas, frequentem a escola, exclusivamente como espaço de socialização.
c. Educação inclusiva significa proporcionar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, inclusive aqueles com alguma necessidade educacional especial. É uma proposta que deve garantir a presença e a participação dos alunos na escola, mas, sobretudo, garantir que os mesmos construam conhecimentos, aspecto importante para a vida do aluno em sociedade.
d. Educação inclusiva requer que a escola reveja o seu papel social para garantir o processo de ensino-aprendizagem aos alunos com necessidades educacionais especiais das classes populares.
e. A educação inclusiva deve contribuir somente para que pessoas com necessidades educacionais especiais façam amizades e melhorem suas habilidades de socialização.
Question 2
Notas: 1
(Cesgranrio, 2009) Sobre os conceitos de educação inclusiva e integração, pode-se afirmar o que segue.
A integração pregava a preparação prévia dos alunos com necessidades educacionais especiais para que demonstrassem ter condições de acompanhar a turma no ensino regular, mediante apoio especializado paralelo. Tal proposta tinha como base o modelo médico de deficiência, que centrava o problema nos alunos e desresponsabilizava a escola, a qual caberia tão somente educar os alunos que tivessem condições de acompanhar as atividades regulares, concebidas sem qualquer preocupação com as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
O conceito de educação inclusiva é abrangente, passível de inúmeras interpretações. No contexto educacional brasileiro, refere-se à escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais e, nesse caso, pode-se defini-lo como um processo amplo de mudança do sistema escolar para propiciar um ensino de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas singularidades. Isto é, a política de educação inclusiva prevê que a escola comum se adapte para receber os alunos com e sem necessidades educacionais especiais.
Integração e inclusão são sinônimos e se caracterizam pela matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum do ensino regular, ignorando suas necessidades específicas e sem fornecer ao professor e à escola o suporte necessário à ação pedagógica.
Assinale a alternativa correta.
Escolher uma resposta.
a. Somente a afirmativa II é verdadeira.
b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d. Apenas a afirmativa I é verdadeira.
e. Apenas a afirmativa III é verdadeira.
Question 3
Notas: 1
Em relação à história da educação especial, classifique as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
As classes especiais em escolas regulares surgiram no século XVI, quando médicos e pedagogos acreditaram na educação de pessoas com deficiência.
Até o século XVI acreditava-se que a institucionalização era a melhor alternativa para pessoas com deficiência.
A educação especial surgiu como um sistema paralelo ao sistema educacional geral.
Na integração escolar os alunos com deficiência teriam a oportunidade de aprender com alunos mais competentes.
Na década de 1950 surgiu a filosofia da normalização e integração.
Assinale
...