Educação Inclusiva
Trabalho Escolar: Educação Inclusiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 030711 • 12/9/2014 • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 383 Visualizações
PROJETO INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1 TEMA
“A Informação para uma educação inclusiva”
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
Abrir espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e oespírito crítico sejam exercitados na escola, por professores, administradores,funcionários e alunos, para o exercício da verdadeira cidadania.
2.2 ESPECÍFICOS
Lutar por uma escola inclusiva, rompendo barreiras já construídas em relação às pessoas com deficiência, garantindo igualdade de direitos para todos.
Promover atividades junto aos professores, viabilizando a formação em serviço, assegurando-lhes a informação de que necessitam para trabalhar com os alunos com necessidades educativas especiais.
Possibilitar ao aluno o reconhecimento e a valorização da diversidade, vivenciando situações diferentes de construir conhecimentos e conviver com novas formas de comunicação.
3 JUSTIFICATIVA
Incluir alunos com deficiência na escola é, atualmente, um dos maiores desafios educacionais. Neste propósito, fazse necessário que a escola crie oportunidades etambém viabilize à comunidade escolar, mais especificamente para os professores,romper com as barreiras da sala de aula regular. Nesse processo de Inclusão educacional muitas barreiras já foram derrubadas. O fato de o aluno estar em sala de aula é a principal delas. Mas é importante ressaltar que estar na escola não significa que esse aluno foi incluído. Faz-se necessário que ele participe do processo educacional e que seja aceito por todos como alguém que, apesar das limitações, aprende. Por isso, a participação desse aluno nas atividades escolares deve ser estimulada, oferecendo-se os recursos necessários para que ele se sinta capaz de dar respostas significativas. A preocupação com a aprendizagem desse “alunoespecial” deve ser alvo de discussão, como a de qualquer outro aluno da escola, tendo em vista que a pessoa com deficiência estará, como os demais, aprendendo adesenvolver suas potencialidades .Em contrapartida, precisamos identificar o que mais tem sido impedimento para que esses “alunos especiais” adquiram os conhecimentos acadêmicos. Será que a escola é de fato inclusiva? O prédio possui acessibilidade? O currículo está adequado?
A formade ensinar está condizente com a necessidade apresentada? Essas são algumasbarreiras físicas e espaciais, mas é importante pontuar que o grande impasse se encontra nas barreiras atitudinais. As barreiras que estão nas mentes das pessoas são as mais difíceis de derrubar. É nesse contexto que surge o projeto “A Informação para uma escola inclusiva” ,com o objetivo de quebrar, ou pelo menos amenizar, essas barreiras que se levantam, em sua maioria, pela desinformação. O processo de inclusão é um processo de aprendizado. Conviver com o “diferente” abre espaço para que as barreiras atitudinais sejamquebradas. A comunidade escolar (alunos, funcionários, professores, pais) se sentecomprometida com o processo inclusivo e trabalham de forma integrada, desmistificando opiniões e colocando em prática os princípios que ora se encontram fossilizados. É claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido em prol da inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, mas ao darmos o primeiro passo tudo se torna mais viável e executável. Os professores são peças fundamentais nesse processo detransformação; daí a necessidade de serem pesquisadores e executores daquilo em que acreditam. “Ensinar para transformar Vidas” precisa ser real na vida de uma escola que se propõe a ensinar princípios eternos.
Este projeto visa informar, mas principalmente (re)formar conceitos. Daí pensar em vários miniprojetos, que têm como finalidade atingir o maior número de pessoas possíveis dentro do contexto escolar.
Atividades:
Mural Interativo – “A Informação é a Chave para a Inclusão”: Se a ideia é informar para incluir, o mural interativo tem como alvo não só os alunos e funcionários da escola, mas também os pais, igreja local e possíveis visitantes. Consiste em fazer exposições sobre informações básicas e legais sobre as Políticas
...