TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficácia Horizontal Dos Direitos Fundamentais

Projeto de pesquisa: Eficácia Horizontal Dos Direitos Fundamentais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

1. DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS:

Artigos: 5º, 6º, 12 a 15, 76, 136 a 141, 144*, capítulo sobre a ordem social.

2. DIREITOS FUNDAMENTAIS:

Tem base no art. 5º, §1º CR que tem APLICABILIDADE IMEDIATA.

Também estão no corpo de toda a CR, assim como são previstos em Tratados Internacionais.

CESPE tem o perfil de cobrar novidade, atualidades.

Quanto aos direitos fundamentais, há no STF um RE 466343 o qual estabeleceu a Tríplice hierarquia dos Tratados Internacionais.

Art. 60, CR - A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

§ 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

PRISÃO CIVIL. Depósito. Depositário infiel. Alienação fiduciária. Decretação da medida coercitiva. Inadmissibilidade absoluta. Insubsistência da previsão constitucional e das normas subalternas. Interpretação do art. 5º, inc. LXVII e §§ 1º, 2º e 3º, da CF, à luz do art. 7º, § 7, da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica). Recurso improvido. Julgamento conjunto do RE nº 349.703 e dos HCs nº 87.585 e nº 92.566. É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito. 5ºLXVIICF (RE 466343 SP, Relator: Min. CEZAR PELUSO, Data de Julgamento: 03/12/2008, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJe-104 DIVULG 04-06-2009 PUBLIC 05-06-2009 EMENT VOL-02363-06 PP-01106 RDECTRAB v. 17, n. 186, 2010, p. 29-165)

2.1 CARACTERÍSTICAS (José Afonso da Silva):

a) Universalidade:

São direitos de todos os seres humanos, já que protegem a dignidade humana e a liberdade.

b) Relatividade ou Limitabilidade:

Os direitos fundamentais estariam sujeitos a uma ponderação, pois não são absolutos e encontram limites em outros direitos fundamentais.

c) Inalienabilidade:

São inegociáveis e não tem caráter patrimonial.

d) Irrenunciabilidade:

Não é possível abrir mão definitivamente dos direitos fundamentais. Porém, pode ser limitado temporária e voluntariamente por seu titular (ex: BBB).

e) Histórico:

Os direitos surgiram em épocas diferentes e evoluíram com o passar do tempo. De modo que foram se agregando.

Essa característica afasta a fundamentação jusnaturalista dos direitos fundamentais, pois, se são históricos, não são naturais.

3. DIREITOS EM ESPÉCIE (art. 5º, caput, CR):

Art. 5º, CR - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

a) Alcance:

- atinge a todos os brasileiros; não importa se natos ou naturalizados;

- atinge a todos os estrangeiros residentes ou não no país;

- atinge os apátridas;

- pessoas jurídicas.

Então, é necessária uma interpretação extensiva desse dispositivo.

3.1 DIREITO À VIDA:

Consiste não só no direito de estar vivo, mas também um direito de viver com dignidade (art. 1º, III, CR).

Art. 1º, CR - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

III - a dignidade da pessoa humana;

Trata-se de um direito relativo, haja vista que há a possibilidade da pena de morte, por exemplo, no caso de guerra declarada.

Art. 5º, XLVII, CR - não haverá penas:

a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

Também há a relatividade do direito à vida no caso do aborto sentimental (proveniente de estupro).

Art. 128, II, CP - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

A ADPF 54 prevê a possibilidade de interrupção da gravidez no caso de feto anencéfalo. Esta arguição tem 3 argumentos principais: antecipação terapêutica do parto não é aborto (atipicidade da conduta); dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, CR) pois, continuar com a gestação seria verdadeira analogia à tortura; tortura física e psicológica à gestante.

3.2 DIREITO À IGUALDADE:

Art. 5º, I, CR - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Esse direito pode ser interpretado em duas óticas: formal (não admite critérios diferenciadores) e a material ou substancial (tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades).

SÚMULA Nº 683, STF - O LIMITE DE IDADE PARA A INSCRIÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO SÓ SE LEGITIMA EM FACE DO ART. 7º, XXX, DA CONSTITUIÇÃO, QUANDO POSSA SER JUSTIFICADO PELA NATUREZA DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO A SER PREENCHIDO.

a) Notícias do STF:

- 12/03/2012:

RE 658.312 com repercussão geral reconhecida discute se mulheres teriam direito a um período de descanso de 15 minutos antes do inicio de trabalho extraordinário, em caso de prorrogação de jornada de trabalho (art. 384, CLT).

Art. 384, CLT - Em caso de prorrogação do horário normal, será obrigatório um descanso de 15 (quinze) minutos no mínimo, antes do início do período extraordinário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com