Eleições e redes sociais
Por: Amanda Leardini • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Eleições e Redes Sociais
Os brasileiros são o povo que mais usa as redes sociais pelo celular no mundo. Segundo o IBOPE, nós ficamos conectados cerca de 3h30min por dia, principalmente no Facebook e no Twitter, e essas horas aumentam nos finais de semana. O grande diferencial das redes sociais na época de eleições é o alcance que as propagandas obtêm e a permissão de debate entre os eleitores sobre o que eles leem, assistem e ouvem dos políticos, isso não acontece em outras mídias, nos jornais, na televisão e no rádio é só a vez dos políticos, o eleitor não tem a chance de questionar, não tem com quem argumentar.
Os partidos e seus políticos têm investido bastante em ferramentas para atingir o maior número de eleitores possível, convencê-los de suas propostas e ganharem votos, claro. A grande coisa é que o que é postado na internet fica registrado durante anos, mesmo que a justiça tire por algum motivo, sempre tem alguém que salvou e guardou e que pode compartilhar tudo de novo.
Os jovens internautas são os mais difíceis de serem atingidos pela quantidade de informação que é postada o tempo todo. Blogs e sites têm ajudado a desmascarar políticos nos últimos anos. Os que se interessam por política vão atrás de vários artigos em diferentes sites até terem uma opinião formada sobre tal assunto e construírem uma confiança maior com um site do que com outro, por isso, nas redes sociais podemos encontrar ótimos textos políticos (até filosóficos) de pessoas que não tem conexão legal nenhuma com tal partido.
Muitas pessoas nessas mesmas redes perdem a noção entre liberdade de expressão e respeito, esse é um lugar que nos permite ver discussões contendo palavras de baixo-calão e cyberbullying, mas também dá a liberdade de ótimas discussões com argumentos plausíveis, e páginas que já tem legitimidade consegue reunir milhares de pessoas e organizar manifestações e protestos no país todo.
O fator decisivo para a Dilma ter vencido as eleições de 2014 foi a comunicação com os internautas durante o 2º turno. O PSDB, partido do ex-candidato Aécio Neves, não soube usar o marketing de maneira correta quando as discussões estavam no “mata-a-mata”, o partido não demonstrou preocupação e atenção ao povo, ele focou em atacar o PT, partido da presidente Dilma, e não postavam seus ideais, pelo contrário, com puro cinismo e desespero, eles chegaram até a postar que os corruptos do PSDB não estão presos por incompetência do PT!
As redes sociais são excelentes meios de comunicação para a política se você souber usá-las, elas podem te enlouquecer com todo aquele tsunami de informações, mas quando você aprende os caminhos que você deve trilhar para chegar ao lugar certo, ninguém poderá conter seu conhecimento.
...