Eliminação de desperdícios
Artigo: Eliminação de desperdícios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Franchette • 24/11/2014 • Artigo • 233 Palavras (1 Páginas) • 233 Visualizações
Atualmente as empresas enfrentam um mercado extremamente concorrido, onde a disputa pelos clientes é acirrada. Para garantir a permanência neste mercado, é necessário buscar constantemente a melhoria de seus processos, aumentando a qualidade e diminuindo custos de produção. Diante deste cenário a filosofia Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, surge como uma metodologia fundamental às empresas, focalizando a redução de desperdício ao mesmo tempo em que aumenta a flexibilidade da produção e garante a qualidade dos produtos e serviços.
Eliminação de desperdícios
As células de produção juntamente com o Sistema Enxuto buscam eliminar até sete tipos de desperdícios:
Superprodução: produzir além do que se precisa gera estoques, aumentando o
custo da produção e armazenamento, isto significa dinheiro parado.Espera: as esperas são decorrentes da falta de materiais para serem processados, e causam a ociosidade.
Transporte: o deslocamento do produto não gera nenhuma criação de valor, e
ainda sistemas inadequados de transporte podem não atender a demanda requerida pelo fluxo de produção ou danificar os produtos.
Estoque: o estoque requer investimento, muitos produtos quando ficam por muito tempo em estoques, podem se deteriorar ou ainda serem obsoletados.
Processamento: algumas operações do processo são desnecessárias e também não agregam valor ao produto.
Movimentação: neste caso a movimentação está associada ao esforço desnecessário do operário, ocasionado por métodos inadequados de trabalho. Os movimentos desnecessários podem ocasionar refugos e retrabalhos.
Defeitos: ocasionam desperdício de material e mão de obra. Os refugos geram
custos e perdas de tempo para a empresa.
...