Empeendedorismo Schumpteriano Ao Executivo De Sucesso
Ensaios: Empeendedorismo Schumpteriano Ao Executivo De Sucesso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreialira • 10/10/2013 • 360 Palavras (2 Páginas) • 623 Visualizações
EMPREENDEDORISMO: DO HERÓI SCHUMPTERIANO AO EXECUTIVO DE
SUCESSO
Na versão pioneira, empreendedor é exclusivamente o empresário que arrisca seu capital; na versão para as corporações, é o burocrata oportunista descrito por Mills ou, o líder motivado que arrisca capital alheio.
Os conceitos de empreendedor e empreendedorismo, em suas inúmeras variações, estão associados ao economista austríaco Joseph Schumpeter autor da “A Teoria do Desenvolvimento Econômico”, reconhecida como uma das obras mais importantes da ciência econômica do século XX.
Na contramão do mainstream, que preconiza o equilíbrio dos mercados em seus modelos econômicos, Schumpeter concebe a economia como um processo dinâmico, orientado para mudanças induzidas por inovações, e identifica no empresário, ao desenvolver e programar “novas combinações dos fatores de produção”, o ator central no desenvolvimento econômico.
As “novas combinações” (posteriormente denominadas inovações) concorrem com as práticas tradicionais e as superam, induzindo a chamada “destruição criadora”, o motor da dinâmica do desenvolvimento capitalista. A inovação possibilita ao empresário obter uma lucratividade superior à da concorrência, a qual reage imitando-a e copiando-a, desencadeando uma onda de investimentos que estimula a economia e impulsiona o crescimento econômico, a prosperidade e o bem-estar social. Para recuperar a dianteira o empresário precisa continuar inovando – na linguagem atual: empresas inovadoras tem na busca incessante por inovação o cerne de sua estratégia.
Para Schumpeter, só é empresário aquele que efetivamente levar a cabo novas combinações e quando dedicar-se a dirigi-lo, como outras pessoas dirigem seus negócios, o que importa de fato – e isso é fundamental para uma estratégia consistente de educação empreendedora.
Dessa forma, todos que já possuem, ou querem criar uma empresa, são ou deveriam se tornar empreendedores. Nessa visão a função da educação empreendedora seria transformar todos os proprietários de (pequenos) negócios em empreendedores schumpeterianos.
Assim sendo, ao facilitar e induzir uma melhoria na ação cotidiana dos empreendedores à frente dos seus negócios, investimentos em educação empreendedora constituiriam um importante vetor para fomentar o desenvolvimento econômico.
...