Empreendedorismo
Por: melindaalves • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
1. Como você viu no vídeo desta unidade, atualmente, no Brasil, a interação entre governos, universidades e empresas enfrenta dificuldades em relação aos aspectos de definição de atribuições e alocação de recursos financeiros. O que você propõe para aumentar essa integração? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua proposta.
Para aumentar essa interação entre universidades, empresas e governos eu proponho revisão de normas internas das respectivas instituições, nas quais estão relacionados fundos para pesquisas e inovações, burocracia e contratos a serem exigidos nesse processo incentivador do desenvolvimento de nível cientifico e lucrativo. E também a criação de um setor responsável por programar e assegurar essa interação. O primeiro argumento que auxilia no suporte dessas propostas seria a “organização”, quando se tem um projeto bem elaborado (com regras e descrições) as chances de que se torne algo coerente e funcional são superiores a padrões.
O segundo argumento, seria o fato de que para ambas as instituições, totalmente diversificadas entre si, mas muito dependentes da função exercida por cada uma, tenha ideais e objetivos em comum num setor voltado para um projeto como este.
2. Leia, na internet, artigo "Como decolar do Brasil para o Vale do Silício" (http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/startups-como-decolar-do-brasil-para-o-vale-do-silicio/28688) e , depois, com base nessas ideias, elabore um texto dissertativo de 10 a 15 linhas que contemple os seguintes aspectos:
Órgãos públicos, como o Sebrae, possibilitam todo o apoio necessário para o desenvolvimento de um novo empreendedor, mas é fundamentar obter dois quesitos principais a serem alcançados: determinação e planejamento. Pois estes auxiliaram na efetiva programação de segurança da empresa iniciante (visualizar e corrigir os erros, observar futuras potencialidades e etc) ou, pelo menos, no olhar crítico e antecipado de que a ideia não será viável.
Como toda e qualquer empresa iniciante é relevante para obter uma base financeira de investimento no projeto, ou seja, adquirir possíveis potenciais parceiros investidores. Isso é possível, com a análise do mercado e dos benefícios que certos investidores podem trazer, tanto monetário como de experiência em um mercado tão competitivo.
Para identificar os pontos fracos ou vulneráveis do novo negocio, é necessária a ação de um empreendedor, que precisa usar de ambos os seus conhecimentos em pessimismo, realismo e otimismo. Para obter assim, uma visão bem clara dos seus estudos do mercado que irá atuar e seus obstáculos na concorrência.
3. Responda às questões abaixo com 5 linhas, no máximo, cada uma.
A FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos - é a principal organização de apoio e fomento a projetos de inovação no Brasil, na atualidade. A partir de uma visita ao Portal da FINEP (www.finep.gov.br), solicitamos que você:
a) Explique o conceito de recursos reembolsáveis;
A Finep concede financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis. Os financiamentos reembolsáveis são realizados com recursos próprios ou provenientes de repasses de outras fontes. Já os não-reembolsáveis são feitos
...