TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade brasileira substitui monografia por projeto de startup em conclusão de cursos.

Raí Santos da Soledade

Prof. Elaine Yaskara de Melo Jinkings

Escola Superior de Tecnologia - EST

Curso Sistemas de Informação - Empreendedorismo II

13/09/2016

RESUMO

O presente paper tem como objetivo explorar um tema que tem chamado atenção, principalmente dentro das universidades que é o fato de substituir a monografia por projetos de startup, o que pode ser considerado, a médio e longo prazo, uma revolução no mundo acadêmico, e que pode ir muito além de uma nova forma de avaliação dos alunos, mas contribuir até mesmo com o desenvolvimento do país.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Universidade,  Projetos, Startup.

1 INTRODUÇÃO

Nosso país é bastante vasto, diversificado e cheio de pessoas sonhadoras, com muitas ideias e vontade para inovar e criar novas tecnologias.

Considerando esse ambiente fértil, seria muito interessante e importante que se investisse nessas pessoas, dando a elas a oportunidade de desenvolver, da maneira correta, todas estas ideias, para que elas obtenham sucesso e possam ajudar na vida das pessoas e contribuam para o desenvolvimento do país.

As universidades já perceberam essa importância e já começaram a contribuir para que todo este potencial seja aproveitado e que com o tempo, o Brasil se torne um grande celeiro de bons negócios.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia a palavra empreendedorismo vem ganhando cada vez mais grande destaque, seja na mídia, pois é só assistir aos jornais e sempre há matérias relacionadas ao assunto, seja para as pessoas comuns, trabalhadoras, que nesse período de dificuldades econômicas do país, acabam vendo uma oportunidade para melhorarem sua situação financeira, abrindo o seu próprio negócio.

E nas universidades não poderia ser diferente. Já é comum que muitas delas deem foco na questão do empreendedorismo, buscando ensinar e incentivar os seus alunos à embarcarem neste mundo, muitas vezes novo para grande parte das pessoas. E isso é bom pois abre novas possibilidades, novos conhecimentos para as pessoas que não sabiam muito ou que ainda não tinham conhecimento nenhum sobre o empreendedorismo e isso pode acabar despertando uma vocação empreendedora nelas. E para quem já conhecia, e até de repente já tinha uma ideia, essa pessoa começa a aprender e entender mais e melhor sobre,  podendo assim, no futuro, ter a oportunidade de colocar sua ideia em prática.

Essa proximidade entre o mundo acadêmico e o empreendedorismo é interessante até mesmo para o desenvolvimento de um país, inovando e gerando novos conhecimentos e tecnologias. Dessa forma, está sendo quebrada a barreira que separava o mundo acadêmico do empresarial, estabelecendo assim uma nova e benéfica relação para ambos os lados. 

As universidades têm cada vez mais buscado contribuir com este desenvolvimento e não mais apenas em produzir e formar profissionais.

E algumas universidades estão indo além simplesmente do ensino teórico. É muito importante aprender a base, os conceitos, as teorias, e começar a dominar novas técnicas que envolvem essa verdadeira ciência empreendedora, como por exemplo o Business Model Canvas, ferramenta desenvolvida para facilitar a montagem e a documentação de um modelo de negócios e que auxilia demais no gerenciamento de todos os grandes aspectos do negócio, entre tantas outras que podem ser utilizadas.

Todo esse conhecimento obtido é necessário, mas a grande chave do sucesso é poder aplicá-lo, na prática, em projetos dentro da própria universidade, e, no caso da faculdade FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) por exemplo, os alunos podem até substituir, como trabalho de conclusão de curso, a tradicional monografia por um plano de negócios para o projeto de startup que foi desenvolvido  em sala durante as aulas, podendo ainda, as equipes  com os melhores projetos, tê-los apresentados a investidores e ganharem um curso no exterior.

Esse tipo de iniciativa se torna ainda mais interessante, dando um estímulo a mais aos alunos para produzirem seus projetos, já que eles podem ter a oportunidade de adquirir novas experiências, em outros lugares, com outras pessoas e outras visões, o que só agrega conhecimento para o futuro.

A resposta dos alunos só poderia ser boa, dados os benefícios que a iniciativa trás. “Confesso que quando soube da proposta, fiquei um pouco receoso, pois achei que era muita coisa, mas depois percebi que não estava meramente escrevendo um texto cheio de referências teóricas, e sim fazendo algo que poderia ser realmente útil às pessoas”, disse Felipe Carneiro, aluno formado no curso de MBA de Engenharia de Software Orientada a Serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com