Endividamento
Artigo: Endividamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cokitovn • 21/11/2013 • Artigo • 429 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
O capitalismo fixava raízes e fortalecia-se na livre concorrência, produzindo crises cíclicas, que só vinham a incrementar a pobreza e os problemas sociais dela decorrentes. A tarefa de periodizar a história mostrou-se sempre muito complexa, sendo permanentemente atravessada por uma diversidade de critérios e por uma ampla heterogeneidade de posicionamentos. Tomando por referência o modo pelo qual a produção material é realizada, uma vez que considera que este é determinante da organização política e do quadro institucional da sociedade, a concepção materialista vai procurar desvendar em cada modo de produção a história que lhe é inerente e as suas contradições internas.
6. CONCLUSÃO
Discutindo o superendividamento, assinalo a urgência de se estudar e problematizar a publicidade do crédito e a incorporação, pelo mercado financeiro, de segmentos sociais potencialmente mais vulneráveis como os idosos/aposentados e a população de baixa renda.
Toda uma rede de modos de ser, sentir, pensar, relacionar-se, habitar e cuidar (ou não) do mundo nos é cotidianamente oferecida – sempre implicando o consumo de certas mercadorias e serviços. Contudo, devem-se considerar duas questões básicas: por um lado, na mídia circulam diferentes valores, idéias e estilos que, em um constante embate de forças, buscam interpelar os sujeitos; por outro lado, poderes e saberes suscitam resistências.
É necessário proteger os estilos de vida e as diferentes culturas, na mesma velocidade em que desaparecem as fronteiras mundiais dos negócios e do comercio. A globalização gradativamente ameaça destruir essas estruturas cuidadosamente construídas, impondo a adoção de novos estilos de trabalho, de vida e de organização comunitária. A ética é uma salvanguarda de tudo o que é humano. É preciso buscar normas éticas, se quisermos que a globalização não seja somente outro nome para o relativismo dos valores e do igualitarismo dos estilos de vida e cultura.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Endividamento das famílias cresce em junho. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/51400-endividamento-das-familias-cresce-em-junho.shtml - Acessado em: 06 de novembro de 2012.
Fischer, R. M. B. (2000). Mídia e produção de sujeito: O privado em praça pública. In T. M. G. Fonseca & D. J. Francisco (Orgs.), Formas de ser e habitar a contemporaneidade (pp. 109-120). Porto Alegre, RS: UFRGS.
Guttmann, R., &Plihon, D. (2008).O endividamento do consumidor no cerne do capitalismo conduzido pelas finanças [Número especial]. Economia e Sociedade, 17, 575-610.
Lyra, R. M. da S. (2001). Consumo, comunicação e cidadania. Ciberlegenda, 6. Recuperado em 6 de novembro de 2012, da http:// www.uff.br/mestcii/renata2.htm
Frade, C., & Magalhães, S. (2006). Sobreendividamento: A outra face do crédito. In C. L. Marques & A. L. Cavallazzi (Orgs.), Direitos do consumidor endividado (pp. 23-43). São Paulo: Revista dos Tribunais.
Bauman, Z. (1999). Globalização: As conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar.
...