Engenheiro Ambiental
Trabalho Escolar: Engenheiro Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipero93 • 23/9/2013 • 481 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
A contribuição do Engenheiro Ambiental para a sociedade
O crescente descaso com a natureza é constantemente abordado pelos meios de comunicação. São informações que de repente nos abordam com vários hectares de mata nativa destruídos, sem volta, tarde demais, apesar de tanta tecnologia disponível para auxiliar o monitoramento ambiental. Tudo isto contribui também para a degradação da fauna e desequilíbrio térmico ou hídrico em escala global.
Na área urbana, deparamos com situações desanimadoras, sejam relacionadas ao tratamento de água, esgoto, lixo ou poluição atmosférica. Solucionar, ou pelo menos amenizar estes problemas dependem não só da sociedade e dos governantes, mas de profissionais que sejam habilitados nestas questões, como são os Engenheiros Ambientais. Estes Engenheiros, além de trabalharem no sentido de maximizar a utilização dos recursos naturais, dedicam-se à preservação, prevenção ou recuperação do meio ambiente em estudo. Possuem habilitação para propor projetos, realizar avaliações de impacto ambiental, atuar em questões de saneamento, seja urbano ou rural, e ainda no tratamento de resíduos industriais que podem contribuir para poluição do ar, água e solo.
Diante dos vários problemas, é possível notar uma maior preocupação das indústrias, setores agrícolas, escolas e da sociedade em geral, todos a procura de um ambiente equilibrado e digno da vida. No entanto, a consciência ambiental ainda deve ser despertada e praticada em várias situações.
Podemos dizer então, que o Engenheiro Ambiental tem a grande responsabilidade de cuidar do meio ambiente, paralelamente aos avanços das tecnologias que buscam cada vez mais, maiores retornos econômicos. Sendo uma profissão relativamente nova, mas com tanta responsabilidade social, o campo de atuação para este profissional é amplo e promissor, podendo atuar no setor privado, ONGs, entidades públicas, e também exercer a profissão como autônomo, desenvolvendo diversas atividades.
A escolha de uma instituição séria, torna-se um fator importantíssimo para uma formação de qualidade que propicie ao aluno a visão de desenvolvimento, sem esquecer a preservação do ambiente. Isto é o que a Fundação de Ensino Superior de Itabira / Faculdade de Desenvolvimento das Ciências e Tecnologia cumpre com excelência, oferecendo um Curso de Engenharia Ambiental amparado por um corpo docente altamente qualificado e uma invejável estrutura física, permitindo desta forma, desenvolverem com êxito suas atividades acadêmicas e sobressaírem no mercado de trabalho.
Sendo assim, é possível afirmar que o Curso de Engenharia Ambiental da Fundação de Ensino Superior de Itabira / Faculdade de Desenvolvimento das Ciências e Tecnologia está comprometido com o bem estar social, e contribuirá para a formação de uma massa crítica capaz de intervir positivamente na qualidade ambiental, tanto no município de Itabira e outras regiões do país.
Prof. Dr. Rupert Barros de Freitas
Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental
FUNCESI/FATEC
...