Ensino do Efeito do foto eléctrico mediado pelas TICs
Por: victormessane • 26/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 8.465 Palavras (34 Páginas) • 198 Visualizações
|
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica com 2 livros da pedagogia que abordam a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, 3 artigos que abordam a teoria de aprendizagem significativa, 1 trabalho de licenciatura que fala acerca dos modelos e teorias de aprendizagem, mais de 6 artigos que abordam comos as TICs podem ser empregue no ensino da Física, 4 artigos que relatam como o efeito fotoeléctrico pode ser ensinado com base no uso das experiências de demonstração, 9 artigos científicos que abordam como as TICs pode ser utilizadas no ensino do efeito fotoeléctricos e 3 trabalhos de mestrado que abordam como as TICs podem contribuir para o ensino do efeito fotoeléctrico tomando como referencial teórico e metodológico a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. Com base nos resultados obtidos nos trabalhos de campo descrito nestes últimos 9 artigos e 3 trabalhos de mestrado, pode se concluir que as TICs são um potencial significativo para o ensino do efeito, tomando em conta o alto grau de abstracção exigido pelos seus conceito e a pouca existência de experiências de demonstração dos seus fenómenos.
Índice
i. Resumo 1
1. Introdução 3
2. TICs no ensino de Física 4
3. Ensino do efeito fotoeléctrico mediado pelas TICs 7
3.1. Teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel 12
3.1.1. Condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem significativa 13
3.1.2. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa 14
3.1.3. Organizadores prévios 15
3.1.4. Aprendizagem receptiva e aprendizagem por descoberta 17
3.1.5. Formas e tipos de aprendizagem significativa 17
3.1.6. Identificando indícios de aprendizagem significativa 19
3.2. Teoria de aprendizagem significativa e uso das simulações no ensino do efeito fotoeléctrico 20
3.2.1. Possíveis contribuições da utilização das TICs no uso da teoria de Ausubel 22
4. Considerações Finais 24
5. Referência bibliográfica 25
Introdução
O avanço da tecnologia tem sido extremamente importante para a sociedade, proporcionando agilidade na comunicação, optimização dos processos de produção, modernização de equipamentos, gerando grande facilidade na execução de procedimentos médicos, pesquisas nos mais variados campos de conhecimento, entre outros. O filósofos Adam Schaff, citado em Cardoso & Dickman (2012), afirma estar se numa época na qual a cultura é modificada pela tecnologia inventada pelo homem, e prevê que esse processo de informatização terá efeitos em várias situações, como lazer, trabalho, comunicação e também na área educacional.
A cada momento em que a tecnologia se renova, é necessário que os seus construtores se informem mais. Assim, a educação deve tomar novos rumos que apontem em direcção à busca da formação de um novo profissional, e um cidadão crítico e participativo na sociedade. Nesta orientação, Galán (2017) afirma que as escolas devem se adequar incorporando meios tecnológicos que possibilitem a aprendizagem por meio de metodologias contextualizadas com a sociedade moderna, utilizando, por exemplo, a internet e o computador como ferramentas de ensino para buscar um rendimento cognitivo superior dos estudantes.
Segundo Fiolhais & Trindade (2003) muitos alunos apresentam dificuldades na compreensão dos fenómenos físicos que resultam no insucesso na aprendizagem em Física, as razões são apontados métodos de ensino desajustados das teorias de aprendizagem mais recentes assim como falta de meios pedagógicos modernos. Nesse contexto, uma questão importante que surge é como utilizar essas tecnologias para promover o aprendizado, (Cardoso & Dickman, 2012).
Na perspectiva de Soares, Moraes & Oliveira (2015 ), os computadores e as tecnologias da informação devem, por exemplo, aparecem no processo de ensino de física como uma ferramenta no auxílio de demonstrações de experiências que eventualmente não possam ser realizadas no laboratório da escola, resoluções de problemas, produções de textos e hipertextos, aquisições de dados, simulações etc. Em outros termos, o computador, juntamente com seus aplicativos, pode ser inserido no ambiente escolar como uma complementação para o processo de ensino e como uma ferramenta para auxiliar o professor. Recursos tecnológicos têm sido utilizados para aprimorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem, especialmente em física, onde os estudantes podem visualizar o que está sendo estudado e, assim, assimilar melhor os conteúdos.
Durante as actividades numa sala de informática, os alunos demonstraram interesse e surpresa. As simulações ajudam aos alunos a compreenderem os conteúdos abordados, assim como visualizar melhor o problema físico modelado, (Souza & Mello, 2017).
TICs no ensino de Física
As TICs são a base das simulações computacionais, que segundo Alfonso & Vázquez (2009), uma simulação do experimento usando o PC é, em essência, um programa que visa reproduzir, para fins de ensino ou pesquisa, um fenómeno natural, visualizando diferentes estados que pode apresentar, cada estado sendo descrito por um conjunto de variáveis que variam através da interacção ao longo do tempo de um determinado algoritmo. Por esta razão, uma simulação de PC descreve, intuitivamente, o comportamento do sistema real. Geralmente permitir modificar alguns parâmetros, posições relativas, processos, etc.
...