PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA COM USO DOS TICS
Por: mimachado • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 1.169 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Apesar de muitos chamarem o planeta Terra, de planeta Água, boa parte da água do planeta é salgada ou não pode ser aproveitada. Desde sempre se fala da importância de economizar esse bem precioso e pouco se faz.
Desde o ano passado, este tema vem discutido em todos os lugares. A água do planeta está sim acabando e o que devemos fazer?
Além da conscientização de Economia da água, devemos pensar constantemente em preservar o meio ambiente. Assim, esse projeto se propõe a desencadear entre crianças, jovens e adultos e toda comunidade a reflexão sobre a preservação da água e também do Meio Ambiente como um todo.
DESENVOLVIMENTO
A água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer; por isso deve ser economizada. Essa é uma noção que só começou a ser difundida nos últimos anos, à medida que os racionamentos se tornaram mais urgentes e necessários, até mesmo no Brasil, que é um dos países com maior quantidade de reservas hídricas — cerca de 15% do total da água doce do planeta. Não é por acaso que cada vez mais pessoas e organizações estão se unindo em defesa de seu uso racional. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20 o uso da água cresceu duas vezes mais que a população. A situação é tão preocupante que existe quem preveja uma guerra mundial originada por disputas em torno do precioso líquido.
Todos nos sabemos que sem água, não haveria vida humana na terra, ela é responsável pelo Funcionamento e manutenção do corpo humano, Irrigação na agricultura (produção de alimentos para os seres humanos), Na pecuária (criação de gado), Funcionamento dos ecossistemas (fauna e flora), tanto aquáticos quanto terrestres e também na produção industrial (bens materiais, medicamentos, alimentos industrializados, etc.) e geração de energia nas usinas hidrelétricas.
O esforço para que água não se torna escassa tem de ser coletivo. "São questões de comportamento e atitude que se encontram no centro da crise", diz o relatório da ONU sobre água no mundo. Muitas vezes as crianças têm maior consciência do problema do que seus pais, graças às escolas. O momento atual é muito oportuno para investir ainda mais no trabalho em sala de aula, porque a discussão está na ordem do dia.
Mesmo a suposta fartura hídrica do Brasil é relativa. Na nossa região, Sudeste do país, a gravidade da situação ficou mais em evidência durante o final de 2014 e inicio de 2015, já que o verão não trouxe as chuvas necessárias para recuperar os reservatórios. Como resultado, as três maiores regiões metropolitanas do país convivem com a possibilidade iminente de desabastecimento.
Os quatro estados que compõe a região sudeste, estão entre os 10 que mais consumem água no Brasil. Na nossa cidade, Mogi das Cruzes, somos abastecidos pelo sistema Alto Tietê, que é composto pelas represas Jundiaí, Biritiba-Mirim e Paraitinga, localizadas próximas às cabeceiras do Rio Tietê, na região dos municípios de Salesópolis, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano.
[pic 1]
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) citam a importância de um projeto educacional para a preservação dos recursos naturais. Segundo suas diretrizes é essencial falar sobre a economia de água, abordando hábitos na escola e em casa.
Mesmo com a orientação, na maioria das escolas não desenvolvem programas de uso racional desse recurso. Os professores têm dificuldade de perceber as relações da teoria com o uso da água no cotidiano.
Desta forma, elaboramos um projeto sobre esse problema que está tão presente nos nossos dias. A falta de água, como fazer para economizá-la.
PROJETO: ÁGUA: DÁ PRA VIVER SEM?
Identificação:
Escola Municipal Carlos Gomes - Turma: 6ª B - Ano letivo: 2015
Tema: Uso Consciente da Água.
Introdução: Deste o final do ano passado (2014), estamos sendo alertados, constantemente, sobre a importância de preservar os recursos naturais e sobre todas as consequências de uma utilização inconsciente e mal planejada. Na verdade, esta informação é difundida por décadas e durante todo este tempo ficamos como plateia vendo a água acabar e nada fizemos.
Justificativa: Mais do que nunca, ações que visem a conscientização deste problema e a necessidade de hábitos são imprescindíveis para evitar que a situação seja agravada e a água se torne escassa.
Objetivos: 1 - Conscientizar a comunidade escolar da importância do consumo racional da água, como recurso finito e essencial para sobrevivência dos seres vivos. 2 - Reduzir em 10% o consumo de água e energia na escola, desenvolvendo hábitos sustentáveis.
Desenvolvimento / Metodologia:
O projeto será desenvolvido durante uma semana, cinco dias letivos, dentro do horário de aula da turma.
1º DIA: Confecção de um folder para distribuição na escola e na comunidade, com o objetivo de conscientização sobre o tema Água. Serão realizadas palestras com as turmas, trabalhando os temas de economia de água e energia. Vídeos e slides serão utilizados na abordagem do tema, buscando chamar a atenção dos alunos e os demais presentes.
...