Envelhecimento cutaneo
Por: quite • 13/4/2016 • Projeto de pesquisa • 4.681 Palavras (19 Páginas) • 1.235 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................4
3 OBJETVOS............................................................................................................5
3.1 Objetivos gerais................................................................................................5
3.2 Objetivos específicos.......................................................................................5
4 REFERENCIAL TEORICO.....................................................................................6
5 METODOLOGIA.....................................................................................................9
5.1 Perspectivas do Estudo...................................................................................9
5.2 Delimitação do Estudo....................................................................................14
5.3 Técnicas, analise e interpretação de dados..................................................14
5.4 Limitações do Estudo......................................................................................15
6 CRONOGRAMA.....................................................................................................16
7 CONCLUSÃO.........................................................................................................17
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................18
- INTRODUÇÃO
O envelhecimento cutâneo envolve várias alterações responsáveis em comprometer a pele precocemente. Essas alterações compreendem a menor produção de colágeno, elastina, entre outros, indispensáveis em suas sustentação e resultantes do envelhecimento intrínseco. No entanto, pode ser intensificado por fatores externos, como a exposição à radiação solar UVA/UVB, poluição, tabagismo, álcool e alimentação inadequada.Os sinais de envelhecimento evidenciam em toda a pele, tornando-a mais seca, mais delgada e com pouca elasticidade.
O envelhecimento cutâneo é um desgaste fisiológico do organismo que envolve a pele e as estruturas subjacentes. Esse desgaste envolve vários fatores indesejáveis, assim como: as rugas, linhas de expressão e a flacidez cutânea.
A pele humana é um órgão complexo que desenvolve alterações cronológicas e que evidenciam os sinais do envelhecimento, essas modificações variam de indivíduo para indivíduo, pois o ser humano também envelhece como conseqüência dos danos causados pelo ambiente.
Esses dois processos que caracterizam o envelhecimento são denominados de envelhecimento intrínseco (interno) e extrínseco (externo).
Algo inevitável é o envelhecimento, definido como sendo um conjunto de alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas inevitáveis que ocorrem progressivamente no organismo ao longo de nossas vidas. Fato este, que vem preocupando muito a população, além de se ter cuidados com o corpo, saúde e bem estar, é primordial o cuidado com a pele, principalmente para mante-la jovem por muito mais tempo, retardar ao máximo, as marcas do envelhecimento.
A medida que os indivíduos envelhecem, a pele perde umas de suas grandes propriedades: A elasticidade. Associada a isto, também ocorre perda de colágeno e redução de sua hidratação, tornando-se seca por menor capacidade funcional das glândulas sudoríparas e sebáceas. Neste contexto, o presente estudo teve como base a realização de protocolo estético facial e tem como tema: Envelhecimento Cutâneo Facial.
- JUSTIFICATIVA
Um dos grandes desafios atualmente é como lidar com a passagem do tempo da melhor maneira possível, já que a moderna sociedade considera a beleza e a juventude fundamentais. Várias são as definições de envelhecimento e várias são a teorias que tentam explicar esse processo cujos primeiros sinais se iniciam já a partir dos 30 anos e se evidenciam especialmente na pele do rosto caracterizando o envelhecimento facial.
Com o avançar dos anos há uma diminuição da elasticidade, provocando fragilidade, atrofia, perda de vasos sanguíneos, colágeno e gordura. E todas estas alterações provocam o envelhecimento cutâneo que se exteriorizam através das rugas, linhas de expressão e flacidez.
Envelhecer é um processo natural e inevitável, e na medida em que a expectativa de vida aumenta, cresce também a preocupação das pessoas com a aparência. A sociedade procura na área de estética mais uma forma de buscar meios que possam melhorar a auto-estima e a qualidade de vida. A preocupação com o envelhecimento cresce constantemente e atinge homens e mulheres.
De fato, os padrões da beleza são divulgados de forma intensiva pelas várias mídias e a boa aparência adquire um princípio de classificação, na vida social. O prolongamento da vida é desejo de qualquer sociedade. No entanto, só pode ser considerada uma conquista na medida em que se agrega a qualidade aos anos adicionais de vida. Considerando fator importante a cerca do envelhecimento é a imagem pessoal, a pressão da sociedade por um padrão muitas vezes difícil de ser alcançado. Sendo que o envelhecimento cutâneo acomete todos os indivíduos, e os mesmos tendem a buscar vários artifícios na tentativa de retardar esse processo, para o seu bem estar físico e mental.
- OBJETIVOS
3-1 OBJETIVOS GERAIS
Evidenciar os danos provocados á pele por fatores genéticos (intrínseco) e fatores ambientais (extrínsecos).
3-2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Evidenciar como ocorre o envelhecimento cutâneo;
Identificar fatores que influenciam o envelhecimento da pele;
Apontar métodos preventivos e formas de tratamento do envelhecimento cutâneo;
Analisar e confirmar ou não a possível melhora na aparência da face com aplicação de protocolo estético no tratamento do envelhecimento facial
- REFERENCIAL TEÓRICO
O presente estudo será embasado em pesquisas relativas ao tema, seu conceito, características, diferenciação dos tipos de envelhecimento (intrínseco e extrínseco), suas causas, principais meios de prevenção, alimentação e proteção da pele, bem como a utilização de protocolos estéticos faciais utilizados no controle e tratamento do envelhecimento cutâneo facial.
...