Environmental, Social and Corporate Governance
Por: luumirandaa • 27/10/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 1.404 Palavras (6 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2]
matriz de Atividade INDIVIDUAL
Estudante: Luiza Miranda Lourenço da Silva |
Disciplina: ESG – Environmental, Social and Corporate Governance |
Turma: ONL023ZX-POESC03T10 |
1. Introdução sobre o ESG, incluindo o que já é realidade e as tendências nas práticas organizacionais;
O mundo corporativo cada vez mais vem se aprimorando nas questões de ESG (sigla em inglês para práticas de Ambiental, Social e Governança de uma empresa) e há diversas inovações e melhoramento em cada uma das letras do “ESG”, em 2023, há algumas tendências, quais sejam:
E – Descarbonização: As empresas estão focando na descabornização do seu processo de prestação de serviços e/ou criação dos seus objetos de venda. A descabornização consiste em diminuir e, se possível, extinguir a liberação de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da produção de sua atividade. O Governo vem trabalhando em questões legais sobre o mercado de crédito de carbono que traz meios das empresas compensarem a emissão dos GEEs até que cesse a sua difusão e assim, compensar ao planeta.
S – Home Office: entendo que após a Pandemia Mundial o Home Office se tornou para muitas empresas um aliado na permanência e angariação de funcionários. Isto, porque, a prática do Home Office mexe diretamente com a condição de trabalho do funcionário, uma vez que o funcionário não precisará, muitas vezes, ficar horas dentro de um carro ou ônibus, logo dimunuindo a emissão de CO2 na região, poderá fazer compras diárias em comércios locais perto de sua residência aumentando o giro de dinheiro local, bem como a qualidade de vida em não ter que se expor a trânsitos, chuvas, frio realizando a mesma função no conforto da sua casa e família.
G – Prestação de Contas: um movimento que vem forte dentro das empresas é a prestação anula ou até semestral de contar para a Companhia toda, o envio de relatório sobre o fechamento do Balanço Líquido e Bruto demonstrando a todos os funcionários o que juntos conseguiram arrecadar explicita a transparência nas informações e comprometimento com o trabalho do funcionário, uma vez que mostra a importância de cada um participante do processo na obtenção do resultado final.
2. Análise dos pontos fortes E fragilidades da Apple observados os aspectos ambiental, social e de governança corporativa;
Aspecto Ambiental:
Ponto Forte: A Apple dá a opção dos antigos usuários Apple na compra de um novo equipamento utilizar o equipamento antigo para conseguir desconto no novo objeto. Como funciona? O usuário leva o antigo celular e ele será avaliado, após a avalição será dado um desconto ao comprador na compra desse novo objeto. Essa prática incentiva o consumidor a fazer um bom uso do seu equipamento perdurando por mais tempo de uso, bem como, diminui o lixo eletrônico, uma vez que a Apple faz descarte consciente desses materiais, o que o consumidor provavelmente não faria.
Ponto Fraco: O marketing agressivo da Apple e seus lançamentos corriqueiros sem grandes mudanças tecnológicas faz com que os usuários estejam sempre trocando o objeto gerando ainda mais lixo ao Planeta sem que haja de fato necessidade para a troca do equipamento.
Aspecto Social:
Ponto Forte: A Apple em 2022 realizou uma parceria com a Organização Internacional das Nações Unidas para Migração (IOM) para que toda mão-de-obra contratada pela empresa seja realizada de forma justa e ética realizando a devida due diligence isso inclue tanto para os funcionários da Apple quanto aos funcionários reduzindo a possibilidade da Apple em colaborar com trabalhos forçados e até escravo.
Ponto Fraco: O marketing agressivo da Apple, a qual traz a imagem que seus objetos são para pessoas etilizadas implantou na cabeça de muitos usuários a necessidade de sempre atualizar os produtos já adquiridos, tornando essas pessoas viciadas em tecnologia, de certo, viciadas em estar com o aparelho mais novo lançando, sem grandes avanços tecnológicos muitas vezes, fazendo essas pessoa dependendo do grau de vício se endividarem a qualquer preço para estar dentro de uma colocação social elitizada.
Aspecto de Governança:
Ponto Forte: De acordo com o Relatório emitido e divulgado pela Apple (https://www.apple.com/supplier-responsibility/pdf/Apple_SR_2023_Progress_Report.pdf) o seu Código de Conduta é levado com muita rigidez fazendo com que 9% dos fornecedores do desde 2020 foram impedidos de entrar a cadeia de suprimentos por não se adequarem ao que empresa acredita e espera do parceiro.
Ponto Fraco: por se tratar de uma empresa extremamente grande muitas questões de assédio tanto moral quanto sexual podem se perder e não gerar a devida sanção prevista inclusive no Código de Conduta da Companhia podendo ficar até obsoleto.
3. Demonstração das práticas da Apple para a mitigação e compensação das suas externalidades negativas;
A Apple hoje contém diversas metas para mitigar os prejuízos que seu comércio gera ao planeta, para isso a empresa vem investindo em valores ESG, como por exemplo, o compromisso de até 2030 todo e qualquer produto será fabricado com materiais reciclados e de energia limpa (sem emissão de CO2).
Em 2022 mais de 40 mil toneladas de lixo eletrônico foram reciclados.
O aumento do uso do alumínio nos produtos é uma prática ESG, tendo em vista que o aluminio gera muito menos emissão de CO2 do que qualquer outro material, cerca de um quadragésimo é o que é gerado na produção com alumínio, bem como, o alumínio é reciclável, em 2022, cerca de 67% do alumínio utilizado adveio de fonte reciclável.
A utilização do plástico de garrafas utilizado nas linhas de antenas dos telefones móveis, além de dar uma destinação consciente ao plástico, retira a utilização de outro material potencialmente emissor de CO2.
A meta de não conter nenhum tipo de plástico nas embalagens de qualquer produto Apple até 2025, hoje em dia, ainda resta 4% de plastico nas embalagens dos produtos, contudo, a empresa se compromete a retirar 100%.
Conforme se verifica essas são algumas das práticas que a Apple vem adotando para mitigar a emissão de GEEs de suas produções e melhorar a qualidade de vida no planeta.
...