Ergonomia
Projeto de pesquisa: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LILIANE22 • 27/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
2. DESENVOLVIMENTO
ERGONOMIA
2.1 SIGNIFICADOS DE ERGONOMIA
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”.Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução surgida deste relacionamento.
2.2 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ERGONOMIA
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
A ergonomia tem como objetivo produzir conhecimentos específicos sobre a atividade do trabalho humano. O objetivo desejado no processo de produção de conhecimento é o de informar sobre a carga do trabalhador, sendo a atividade do trabalho especifica a cada trabalhador. O procedimento ergonômico é orientado pela perspectiva de transformação da realidade, cujos resultados obtidos irão depender em grande parte da necessidade da mudança. Mesmo que o objetivo possa ser diferente de acordo com a especialização de cada pesquisador, o objeto do estudo não pode ser definido “a priori”, pois sua construção depende do objetivo da sua transformação. Em ergonomia o objeto sobre o qual se pretende produzir conhecimentos, deve ser construído por um processo de decomposição/recomposição da atividade complexa do trabalho que é analisada e que deve ser transformada.
2.3 A IMPORTÂNCIA DA ERGONÔMIA NO SISTEMA PRODUTIVO
As organizações estão cada vez mais empenhadas na criação de um dinamismo facilitador para sua evolução, produtividade, economia, ou seja, meios que aperfeiçoem tempo e o alcance de suas metas. A ergonomia é uma ferramenta multidisciplinar e holística abrangendo os mais diversos setores e componentes da empresa, suas possíveis consequências e interações, impactando desde aspectos físicos a organizacionais. Contudo viabiliza ainda o planejamento, projeto e avaliação das necessidades e limitações das pessoas, máquinas, ambiente e dos processos durante a realização do trabalho.
O desempenho produtivo de uma organização depende das condições ergonômicas que ela disponibiliza procurando reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes; proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores para uma melhor qualidade de vida e que as atividades sejam executadas com mais motivação e empenho levando ao aumento da moral, conforto e melhoria nas comunicações entre os membros da equipe e dos fluxos de processo. A interação homem-máquina-ambiente é foco do estudo ergonômico, e a participação dos colaboradores e da empresa é fundamental para aprimorar, atualizar os meios de trabalho e mostrar a todos os benefícios de uma eficiente e comprometida ergonomia. Para uma empresa a aplicação de métodos ergonômicos é essencial, pois reduz o absenteísmo, aumenta à produtividade, qualidade do produto, motivação e qualidade de vida no trabalho proporcionando mais do que um posto de trabalho melhor, mas também uma vida melhor no trabalho; além de levar a organização a um crescente desenvolvimento, contribuir para que permaneça competitiva e alcance o sucesso.
2.4 ANÁLISES DOS POSTOS DE TRABALHOS
A ergonomia é uma área da ciência econômica que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, sobretudo na economia industrial.Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais, e por isso a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoio ao trabalho, cria métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo rendimento (valorização,estudo do trabalho).A ergonomia também determina horários de trabalhos, assim como a sua nacionalização, e contempla tudo através de uma perspectiva humanitária da empresa e das relações que se estabelecem nela.
Com relação à iluminação, para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas, é recomendado que se equilibrasse as luminâncias usando cores suaves em tons mate. Os coeficientes de reflexão das superfícies do ambiente devem estar em torno de: 80% para o Teto; 15 a 20% para o piso; 60% para a parede (parte alta); 40% para as Divisórias, para a parede (parte baixa) e para o mobiliário. Como regra geral, temperaturas confortáveis, para ambientes com máquinas, são entre 20 e 22 graus centígrados, no inverno e entre 25 e 26 graus centígrados no verão (com níveis de umidade entre 40 a 60%). É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes, índices de pressão sonora inferiores à 65 dB(A). Por esse motivo
...